Um relatório do Governo dos Estados Unidos informa que uma das decisões de Joe Biden é flexibilizar os vistos para quem deseja ia para os Estados Unidos, contudo não é o fim dos critério para a imigração e que o governo americano vai sustentar a estadia e obviamente não será dessa maneira.
Os Estados Unidos está em busca de pessoas que se encaixam em determinado perfil, com qualificação profissional, renda própria, investimentos e que possam levar coisas positivas, até mesmo porque culturalmente não se trata de um país assistencialista e isso não acontece em nenhum lugar do mundo. Todos os países que abrem espaço para imigrantes pensam em pessoas com capacidade financeira, intelectual, empreendedores, então normalmente é uma troca.
Um dos motivos da flexibilização do acesso a imigrantes estaria na baixa taxa de natalidade nos EUA que está decrescendo em 25% e, caso essa força não seja restabelecida nos próximos 10 anos, a nação pode ter sérios problemas na seguridade social, na arrecadação de pagamentos e na ocupação de vagas de emprego. É por esse motivo que o país voltou a abrir as portas para imigrantes e por isso trata-se de uma questão estratégica. Além disso, o plano do partido é manter o poder por ao menos três mandatos com a regularização de indocumentados em até 8 anos, concessão de green cards após cinco anos, todos os fatores podem levar Biden à reeleição.- Advertisement –
Segundo a chefe de gabinete do USCIS, Felícia Escobar Carillo, o órgão quer agir com abordagem ampla para abrir a fronteira por vias legais àqueles que estiverem disponíveis, mas também para aqueles que foram bloqueados durante a última administração. Portanto, a oportunidade é válida apenas para aqueles que são capacitados e desejam entrar de forma legal, e não quem deseja chegar ao país por outros meios.
Segundo um artigo recente do New York Times a flexibilização da aplicação do visto será especialmente para aqueles que possuam qualificação profissional ou técnica, refugiados, índios nativo-americanos nascidos no Canadá, vítimas de tráfico humano, trabalhadores rurais, entre outros, mas no geral para pessoas que se enquadrem para a mudança de forma legal e regulamentada. Segundo o mesmo artigo, a administração Biden vem trilhando um caminho para uma definição processual mais veloz.
A proposta também tem o intuito de limitar os requerimentos de evidência, visto que em muitos casos são enviados até três pedidos para os solicitantes em intervalos longos. A intenção de Biden é de restaurar as oportunidades de trabalho para estrangeiros, principalmente em vistos de qualificação profissional ou o H1-B.



