uias de turismo e condutores interessados em adquirir conhecimento nos idiomas inglês ou espanhol e, assim, melhorar o atendimento prestados a turistas estrangeiros, em especial na retomada das atividades, poderão se inscrever no curso de idiomas promovido gratuitamente pelo Ministério do Turismo, em parceria com Instituto Federal do Tocantins (IFTO). As inscrições começam na próxima segunda-feira (21.06) no site do Ministério do Turismo. Ao todo serão ofertadas 3.800 vagas. Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, será realizado um processo seletivo.
O objetivo da iniciativa é capacitar a categoria desse segmento do turismo, oferecendo qualificação necessária, por meio de novos idiomas, de modo a gerar benefícios para esses profissionais, bem como valorizar o potencial de cada trabalhador e suas comunidades locais. O curso atende profissionais de todas as regiões brasileiras, com o apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur) e do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) de Alto Paraíso-GO, parceiros da iniciativa.
Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a qualificação é um passo fundamental para a retomada das atividades turísticas. “Sabemos que o Brasil ocupará um lugar de destaque no cenário do pós-pandemia com seu enorme potencial de turismo de natureza que será a grande tendência dos viajantes. Ao saber atender o turista estrangeiro, ganhamos competitividade no cenário internacional e garantimos uma experiência ainda melhor para quem nos visita”, comentou.
O curso tem carga horária total de 200h e apresenta uma matriz curricular inovadora, com temas transversais que serão adaptados aos idiomas, aproximando-se assim da realidade profissional dos estudantes. As aulas gravadas serão disponibilizadas na plataforma Moodle do IFTO. As aulas ao vivo serão ministradas via webconferência, uma vez por semana.
Para Juana Alvin, integrante da primeira turma, a experiência foi aprovada e deixou vontade de evoluir ainda mais. “Eu fiquei bastante satisfeita e espero que tenham as modalidades intermediário e avançado porque quero dar continuidade nos estudos de espanhol. Acho que é um curso bem técnico, bem profissionalizante. Para quem é guia de turismo ou condutor é de uma riqueza inestimável”, finalizou.
Por Lívia Nascimento
FOTO: DIVULGAÇÃO MTUR