Destaques

Falta de padronização dos protocolos sanitários gera problemas nos aeroportos internacionais

A falta de padronização dos protocolos sanitário já está gerando problemas nos aeroportos internacionais. O alerta foi dado pelo World Travel & Tourism Council (WTTC) que constatou que o reinício das viagens podem ser seriamente atrasado sem o reconhecimento recíproco mundial de todas as vacinas aprovadas. O órgão de turismo global, que representa o setor privado global de viagens e turismo, emitiu seu alerta após preocupações que os turistas enfrentam sendo recusados ​​nas fronteiras porque os países não têm uma lista comum de vacinas aprovadas.

Um exemplo foi o que ocorreu com turistas britânicos, que tomaram o lote de Covishield indiano da vacina Oxford / AstraZeneca, ter sido rejeitada a entrada em Malta, apesar de ser quimicamente idêntica à vacina fabricada no Reino Unido. Nas últimas semanas, aumentaram os relatos de turistas que enfrentam obstáculos para entrar, e alguns até foram impedidos de embarcar em seus voos para destinos turísticos.

O WTTC acredita que, mais uma vez, a falta de coordenação internacional para chegar a acordo sobre uma lista de vacinas aprovadas está criando mais um grande obstáculo para o reinício das viagens internacionais. Relatos de viajantes sendo recusados ​​por terem lotes de vacinas “errados” ou vacinas “não reconhecidas” aumentaram a preocupação dos consumidores, impedindo-os de fazer reservas e, portanto, prejudicando o já difícil setor de viagens e turismo.

Isso ocorre apesar de a maioria das vacinas ter obtido a aprovação da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou das Autoridades Reguladoras Estritas (SRAs), como a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) do Reino Unido e a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA, e Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

“O reconhecimento recíproco de todos os tipos e lotes de vacinas é essencial se quisermos evitar mais atrasos desnecessários e prejudiciais para o reinício das viagens internacionais. O fracasso dos países em concordar com uma lista comum de todas as vacinas aprovadas e reconhecidas é uma grande preocupação para o WTTC, como sabemos que a cada dia as viagens são restringidas, mais empresas de viagens e turismo sem dinheiro enfrentam uma pressão ainda maior, pressionando cada vez mais para à beira da falência”, disse Virginia Messina, VP Sênior do WTTC.

Artigos relacionados
DestaquesEVENTOS

Brasil recebe grandes eventos e se consolida como um dos principais destinos para turismo de eventos e negócios

Das areias de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), à beira da baía do Guajará, no Pará, o Brasil viveu…
Destaques

Maragogi (AL) vence o Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025

A Prefeitura de Maragogi conquistou, de forma histórica, o Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025, na categoria Governança, consolidando…
Destaques

Confira dicas essenciais para uma viagem em família inesquecível nas férias escolares

O mês de dezembro marca o fim do período letivo no Brasil e a chegada das férias escolares, momento ideal…