Mais de mil Municípios, representando cerca de 55% dos entrevistados, completaram o esquema vacinal contra a Covid em 30% a 50% da população. Participaram da pesquisa semanal realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre a Covid-19 no Brasil 2.022 Municípios. Essa é a 23ª edição do levantamento, que identificou ainda que 0,4% das prefeituras aplicaram as duas doses ou a dose única em mais de 90% do público-alvo (considerando pessoas acima de 18 anos). Por outro lado, 0,6% afirmaram estar abaixo de 30% da população vacinada. A pesquisa ocorreu entre os dias 23 e 26 de agosto. Pelo levantamento, 40%, ou 808 Municípios, afirmaram encontrar dificuldades para aplicar a segunda dose nos cidadãos pelo não comparecimento desses na data prevista. A CNM perguntou a esses gestores quais ações vêm sendo realizadas pelos Municípios a fim de garantir a vacinação: 80% afirmaram que estão indo às residências das pessoas; 75% têm realizado ligações na tentativa de lembrar a população da necessidade de retorno; 53% têm feito o envio de SMS ou Whatsapp; e apenas 2% não realizam nenhum tipo de ação. Em 9,7% das localidades, já há decreto ou algo similar prevendo a obrigatoriedade de vacinação no âmbito da administração pública federal. Outros 86% afirmaram que não editaram normas nesse sentido.
Maragogi
Durante o mês de setembro, a Secretária de Meio Ambiente de Maragogi promoverá o projeto “Cidade Limpa”, através de um grande mutirão de limpeza, focando também na conscientização da população. O objetivo é transformar cada cidadão em um agente fiscalizador da limpeza pública que cobre também dos moradores sua parte mantendo a cidade limpa.
Pão de Açúcar
Em Pão de Açúcar a prefeitura está apoinado o Campeonato Municipal de Futebol de Veteranos. Realização que foi possível através do empenho do assessor de esportes, Geovane Fonseca e do prefeito Jorge Dantas e do vice Doutor Eraldinho. O Esporte junta as pessoas e promove também cidadania.
Pão de Açúcar 2
Em Pão de Açúcar as aulas da rede municipal de ensino estão sendo retomadas de forma gradual, iniciando no formato presencial escalonado. É com bastante cautela, e seguindo os protocolos sanitários, que todos estão trabalhando para que as crianças voltem para a rotina normal de estudos.
Delmiro
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Delmiro Gouveia esteve realizando a fiscalização em restaurantes, bares e lanchonetes para coibir a poluição sonora. Os técnicos orientaram os proprietários sobre as normas que devem ser seguidas, referente à propagação do som, que deve estar entre 75 e 80 decibéis. Em caso de denúncia entre em contato com o telefone 82) 999762378.
Delmiro 2
O Mais Saúde esteve presente no povoado Alto Bonito, em Delmiro Gouveia, e além dos atendimentos, também foi realizado a recuperação completa da unidade de saúde que, agora, passa a contar com atendimento médico semanal para a comunidade.
Olho d’água do Casado
A Secretária de Turismo de Olho d’água do Casado está realizado um trabalho de divulgação dos atrativos turísticos do município, objetivando situar o turista. Um dos primeiros trabalhos é sobre as pontes metálicas da antiga Ferrovia Paulo Afonso, existentes na zona rural do município, que foi construída na época do Imperador D. Pedro II, no ano de 1878 e inaugurada em 1881, sendo desativada em 1964.
Olho d’água do Casado 2
As pontes interligavam a ferrovia que ligava as cidades de Piranhas, Olho d’Água do Casado, Delmiro Gouveia e Jatobá/PE. Atualmente as trilhas ecológicas realizadas no local, contemplam belas pontes de ferro, percorridas sob as linhas férreas.
Pilar
O município do Pilar, localizado na região metropolitana de Maceió, investiu na implantação de equipamentos urbanísticos para se tornar um destino turístico religioso. Um desses equipamentos foi a instalação da imagem gigante da padroeira do município, Nossa Senhora do Pilar, no Alto do Cruzeiro, onde também foi criada a Via Sacra, pelo artista João das Alagoas.
Pilar 2
Outro investimento realizado pela gestão do prefeito Renato Rezende, foi a urbanização da orla lagunar, que foi requalificada com um enorme calçadão e os quiosques foram revitalizados, além de ciclovia e pista para prática de caminhadas. Hoje a orla laguna do Pilar se transformou em um destino gastronômico para visitantes que chegam de municípios próximos.