Notícias

Áustria encerra bloqueio da Covid para pessoas vacinadas

A Áustria encerrou as restrições de bloqueio para pessoas vacinadas em quase todo o país, desde ontem, 12, três semanas após ter imposto novas regras para combater uma onda crescente de infecções por coronavírus.

As regras, que variam de acordo com a região do país, permitem em grande parte a reabertura de teatros, museus e outros espaços culturais e de entretenimento, no domingo. As lojas seguirão nas segundas-feiras.

Algumas regiões estão reabrindo restaurantes e hotéis no domingo, enquanto outras vão esperar até o final do mês. Em todos os casos, haverá toque de recolher às 23h para restaurantes e ainda será necessário usar máscaras no transporte público e no interior das lojas e espaços públicos.

O chanceler Karl Nehammer chamou a mudança na semana passada de uma “abertura com cinto de segurança”, dando a cada uma das nove regiões da Áustria a capacidade de afrouxar ou apertar as restrições com base na situação local.

about:blank Pessoas não vacinadas ainda estarão sujeitas às restrições de bloqueio e devem permanecer em casa. Desde o início do bloqueio, o número de novos casos despencou no pequeno país alpino. Na sexta-feira, 10, a Áustria registrou 367,5 novas infecções por 100.000 habitantes, ante 1.102,4 no primeiro dia do bloqueio em novembro.

No entanto, as hospitalizações pelo vírus não caíram tão drasticamente quanto o número de novos casos. Existem atualmente 567 pacientes com coronavírus em unidades de terapia intensiva em todo o país, apenas um pouco abaixo dos 572 no primeiro dia de bloqueio no mês passado.

Autoridades austríacas enfatizaram que altas taxas de vacinação são necessárias para controlar o vírus – 67,7% da população está totalmente vacinada, uma taxa relativamente baixa para a Europa Ocidental. O governo introduziu medidas para aumentar a pressão sobre as pessoas não vacinadas para que tomem a vacina.

Entre essas medidas está um mandato de vacinação em todo o país, que entrará em vigor em fevereiro para todos os residentes com 14 anos ou mais. Aqueles que não cumprirem serão multados em até 3.600 euros (cerca de US $ 4.000).

Foto: Divulgação

Artigos relacionados
Notícias

Governo britânico estuda novo aumento de 25% na taxa da ETA

O sistema eletrônico de autorização de entrada pré-viagem, introduzido pela primeira vez em 2023, é atualmente obrigatório para viajantes de…
Notícias

Saúde, educação e desemprego são os principais problemas nos países de língua portuguesa, aponta o primeiro Barómetro da Lusofonia

Felipe Eduardo Varela – https://www.publico.pt/ Saúde (53%), educação (43%) e desemprego (34%) concentram os principais problemas dos países de língua…
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…