A companhia aérea Azul está contratando em caracter de urgência tripulantes devido ao aumento do número de dispensas médicas de pessoal causado pelo surto de gripe associado a variante Ómicron em seus funcionários. Até sexta-feira (7), o afastamento de trabalhadores ligados a aviação civil no Brasil aumentou 400%, o que levou as companhias aéreas a cancelar e remanejar voos.
Os cancelamentos iniciaram na sexta-feira (7) para destinos como Recife, Belo Horizonte, Brasília, Manaus e Juazeiro do Norte e devem seguir, na próxima semana e por isso a empresas corre contra o tempo iniciando a contratação emergencial.
A notícia caiu como um alivio para os ex-trabalhadores da Itapemirim, que estavam desolados com o desemprego que agora têm no surto gripal e covid das tripulações uma oportunidade de volta ao trabalho. A Azul, inclusive foi mais agressiva e estendeu a oportunidade com “prioridade”para ex-tripulantes da GOL e Latan, além das companhias de taxi aéreos.
Os passageiros devem procurar garantir seus direitos como hotel, alimentação e transporte no caso de cancelamentos, e em caso de descumprimento destas obrigações por parte das companhias aéreas, os órgãos de fiscalização devem ser acionados como Procom, Anac e até mesmo a Justiça.



