Entre os dias 16 de maio e 10 de junho, a Infraero promoverá uma série de atividades ligadas ao Projeto de Educação Ambiental e Segurança Operacional do Aeroporto Internacional de Belém.
Neste ano, as ações envolvem três escolas, que foram selecionadas por estarem localizadas no entorno do Aeroporto e próximas a pontos críticos de descarte de resíduos sólidos. Os alunos, com idades entre 9 e 11 anos, participarão de uma gincana com tarefas que incluem elaboração de desenhos, poesias, maquetes e vídeos.
As atividades com os estudantes ainda incluirão palestras, visitas ao hangar do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará – para conversa com os pilotos e a fim de conhecer as aeronaves, e à Seção Contra Incêndio do Aeroporto. Também serão realizadas oficinas nas escolas sobre aproveitamento eficiente de alimentos (pela Infraero) e confecção de brinquedos utilizando materiais recicláveis (pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belém).
O superintendente do Aeroporto Internacional de Belém, Fábio Rodrigues, explica que a intenção da iniciativa é trabalhar os assuntos relacionados ao risco da fauna e ao risco das pipas e raio laser para aviação, dentro da temática ambiental. “Além disso, também será tratada a questão do descarte inadequado de resíduos sólidos no entorno do aeroporto e suas consequências para a segurança de voo”, explica o superintendente.
Na última semana do Projeto, entre os dias 6 a 10/06, os passageiros e usuários poderão visitar uma exposição de animais taxidermizados, com espécies encontradas na região do Aeroporto. A mostra será montada no Espaço Cultural, localizado no 1° piso, próximo ao Embarque B, na área pública do Terminal.



