A taxa em que as companhias aéreas em todo o mundo extraviaram malas aumentou 24% em 2021, à medida que os passageiros voltaram aos céus, de acordo com um relatório do fornecedor de tecnologia de aviação SITA.
No entanto, pelo menos para 2021, a taxa de bagagem extraviada permaneceu significativamente abaixo da taxa de 2019.
“Companhias aéreas, manipuladores em terra e aeroportos reduziram o tamanho para manter a viabilidade dos negócios durante a pandemia, o que impactou os recursos e a experiência dedicados ao gerenciamento de bagagens”, disse a SITA. “Se não for resolvido, esse desafio pode fazer com que a taxa de manuseio incorreto continue a aumentar e se tornar muito maior do que era antes da pandemia”.
O Baggage IT Insights de 2022 da SITA descobriu que as companhias aéreas despacharam incorretamente 4,35 malas despachadas por 1.000 no ano passado, contra 3,5 malas despachadas por 1.000 em 2020. Em 2019, a taxa de manuseio incorreto foi de 5,6 por 1.000.
Entre as malas extraviadas no ano passado, 71% atrasaram, 23% foram danificadas e 6% foram perdidas ou roubadas. Para determinar as taxas de bagagem perdida, a SITA aplica um sistema de ponderação utilizando estatísticas de tráfego de passageiros da IATA e dados do sistema global de rastreamento e correspondência de bagagem WorldTracer da SITA.
Para a América do Norte, o estudo descobriu que a taxa de bagagem extraviada para 2021 foi de 5,07 malas por 1.000. Esse é o mesmo número divulgado em fevereiro pelo DOT para as operadoras dos EUA.
Até março deste ano, a taxa de bagagem extraviada entre as transportadoras dos EUA era de 6,5 por 1.000, mostram dados do DOT, acima dos 4,0 por mil durante os primeiros três meses de 2021.
A American Airlines, com uma taxa de manuseio incorreto de 8,6 malas por 1.000, foi a companhia aérea dos EUA com pior desempenho em bagagem durante o primeiro trimestre. A Allegiant, que manuseou incorretamente 1,7 malas por 1.000, teve o melhor desempenho entre as 10 maiores transportadoras dos EUA.
A SITA disse que uma maior automação e digitalização da verificação, carregamento e rastreamento de bagagem é fundamental para reduzir os erros de manuseio de bagagem.



