O empreendedor João Nou aproveitou a participação na edição 2022 da WTM Latin America, feira de viagens e turismo realizada em São Paulo, para conduzir uma pesquisa informal e conversou com agências de viagem para saber mais sobre sua operação online. O que ele descobriu chamou atenção: apenas 10% das empresas mais tradicionais já trabalham com e-commerce, mas 70% das consultadas pretendem fazer algum tipo de investimento nessa seara durante os próximos 12 meses. O cenário em que a demanda está bem mais consolidada do que a adesão à tecnologia corroborou a aposta de Nou na JustTravel, startup que acelera a digitalização de empresas de turismo.
Criada durante a pandemia, a JustTravel é uma traveltech que se propõe a digitalizar negócios de turismo. “Transformamos uma agência off-line em uma operação online em menos de 48 horas”, diz Nou. “Temos uma plataforma que liga fornecedores aos canais de distribuição digital, e isso ajuda o agente tradicional nesse processo de transformação”, completa.
Com sedes em Salvador (BA) e Orlando (EUA), a JustTravel tem contrato direto com mais de 300 players para reduzir preços de produtos associados ao mercado de turismo. A empresa já conta com 40 clientes em três países, e a meta é chegar aos 200 agentes ainda em 2022.
“Entendemos a importância do digital para que as empresas do segmento possam se conectar com seus clientes, e as próprias agências também perceberam que o caminho é esse. No entanto, ainda faltam recursos e conhecimento para que elas possam efetivamente trabalhar online. O que nós fazemos é tentar mitigar isso”, afirma Nou.
Em 2021, a JustTravel foi premiada pelo Ministério do Turismo, que incluiu a empresa entre as dez startups mais inovadoras do país nessa seara. O crescimento também chamou atenção do Grupo de Inovação e Investimentos Sai do Papel, que fez um aporte na companhia. “O turismo emprega mais de 7 milhões de pessoas e representa mais de 8% do PIB no Brasil, e uma pesquisa realizada pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas em 2021 aponta que esse é o segmento nacional que mais se digitalizou desde o início da pandemia. Enxergamos na JustTravel uma empresa capaz de realmente mudar o jogo em uma área tão grandiosa quanto promissora”, afirma Carlos Junior, fundador e CEO do Grupo Sai do Papel.