Foi assinado, essa semana, um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Turismo e o Serpro visando a estruturação de propostas e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que aprimorem as atividades turísticas no país. Entre as medidas acertadas está a criação da Ficha Nacional de Registro de Hóspede, que deve unificar as informações dos turistas, desde o check-in em hotéis e atrativos turísticos até a captura de informações para a construção de roteiros com guias e outras opções.
Além da ficha, o acordo prevê outras ações, como o incentivo à inovação; uma linha de atuação para a promoção nacional dos atrativos turísticos brasileiros; a produção de conteúdos que possam ser utilizados pelos destinos nas redes sociais e o subsídio de pesquisas na área acadêmica. Ainda segundo o documento, a parceria fornecerá ao mercado e ao turista informações de qualidade sobre oferta turística brasileira.
Outro benefício do acordo deve ser a ampliação do uso da inteligência de mercado no turismo para fins promocionais. O documento também prevê o desenvolvimento de um aplicativo, onde será realizada a coleta de dados para o direcionamento de investimentos e políticas públicas com indicadores estratégicos.
A capacidade de produzir e analisar dados para conhecimento e inteligência de mercado auxiliam em atuações mais focadas em resultados, refletindo numa maior efetividade das políticas públicas.