A American Airlines confirmou que planeja retomar o serviço de Miami para cinco destinos em Cuba no início de novembro. Os destinos são Holguín, Santa Clara, Santiago, Varadero e Camaguey.
O serviço para Santa Clara operará duas vezes ao dia, enquanto os outros destinos terão serviço diário durante todo o ano, complementando os atuais seis voos diários da transportadora para Havana.
“Essas frequências adicionais melhorarão o serviço e o acesso entre os EUA e outras cidades fora de Havana, além de oferecer a melhor conectividade a Cuba através do hub da American em Miami”, disse a operadora em comunicado.
Em 1º de junho, o Departamento de Transportes dos EUA suspendeu as restrições de voo impostas durante o governo Trump em 2019, facilitando a viagem dos americanos a Cuba.
Essa medida seguiu o anúncio de 16 de maio do governo Biden de que expandiria as viagens autorizadas a Cuba, incluindo o serviço a mais cidades cubanas e restabelecendo as viagens interpessoais em grupo.
Atualmente, American Airlines, JetBlue e Southwest são as únicas três operadoras que operam voos para Havana. Existem 91 voos semanais entre os EUA e Cuba, 13 voos por dia. A American voa de Miami, Southwest de Tampa e Orlando e JetBlue de Nova York JFK e Fort Lauderdale.