Notícias

Voos internacionais ao Brasil cresce mais de 1.700% desde o início da pandemia

Nem mesmo o mês histórico de baixa temporada no Brasil fez a retomada do turismo recuar no país. Em junho de 2022, a malha aérea internacional brasileira registrou novo aumento, com 3.806 chegadas, o equivalente a 1.703,32% a mais de voos em relação a abril de 2020, data de início das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

O acréscimo na conectividade em relação a maio foi de 7,29%, entretanto, na comparação com junho de 2021, o salto foi de 355,36%. “No mês de junho, continuamos num período de baixa temporada para os turistas, mas, mesmo assim, a oferta de voos e assentos aumentou. A outra boa notícia é que, em julho, mês que tradicionalmente verificamos aumento da movimentação, ainda mais voos internacionais irão operar para o Brasil”, comemora o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.

De acordo com pesquisa da Gerência de Inteligência Competitiva e Mercadológica do Turismo (GICMT) da Embratur, o aumento expressivo da conectividade continuará até o início de 2023. Estão previstos 84 novos voos e 47 frequências adicionais até fevereiro do ano que vem. De janeiro a junho de 2022, outros 84 voos já entraram em operação e 36 frequências foram adicionadas.

A empresa aérea GOL começou, em maio, a operar mais voos internacionais de Buenos Aires, Miami e Orlando para Brasília, com quatro frequências semanais. Para novembro, a previsão é de iniciar a rota entre as cidades de Buenos Aires e Natal, além de retomar, até dezembro, 100% dos destinos na Argentina, que havia em 2019.

Já a United Airlines retomou os voos Chicago/São Paulo e Houston/Rio de Janeiro neste primeiro semestre. A Lufthansa também contribuiu para o aumento da oferta de conectividade, com a volta das operações Frankfurt e Munique para o Rio de Janeiro e voos diários de Amsterdan para o Rio de Janeiro. Em outubro, a Eastern Air prevê o incremento de voos de Miami e Nova York para Belo Horizonte.

Mais conectividade

Neste mês, a Latam anunciou a retomada de voos das cidades de Roma e Milão para São Paulo. A princípio, os voos serão com três e quatro frequências semanais respectivamente.

A Delta Air Lines também está ampliando sua operação no Brasil. Atualmente, opera com dez voos semanais para o país – sendo diários São Paulo/Atlanta e três frequências semanais São Paulo/Nova York – e planeja retomar 100% da capacidade ainda este ano. Já em outubro, a empresa norte-americana anunciou que São Paulo terá sua capacidade máxima restabelecida, com a rota Guarulhos/Nova York voltando a ser diária.

Em 2019, antes da pandemia, a Delta operava 21 voos semanais, com roteiros diários São Paulo/Atlanta, São Paulo/Nova York e Rio de Janeiro/Atlanta, além de voos sazonais entre Rio e Nova York.

A low-cost colombiana Viva Air anunciou o início da operação de voos para o Brasil, incialmente por São Paulo. A partir de outubro, a conectividade será de quatro voos semanais entre Medelín e Guarulhos.

A Iberia Líneas Aéreas, da Espanha, também anunciou o retorno da conectividade com o Rio de Janeiro. A partir de outubro, a rota Madri/Rio estará restabelecida, com três frequências semanais.

Tráfego internacional

A malha aérea global também vem crescendo a cada novo mês. De acordo com o último balanço da IATA (International Air Transport Association), o tráfego total de maio de 2022 aumentou 83,1% em relação a maio de 2021. Atualmente, corresponde a 68,7% dos níveis pré-crise pandêmica.

Ranking de chegadas de voos internacionais ao Brasil em junho de 2022

1) Buenos Aires: 810 voos
2) Lisboa: 429 voos
3) Panamá: 303 voos
4) Santiago: 253 voos
5) Bogotá: 176 voos
6) Miami: 146 voos
7) Paris: 124 voos
8) Montevidéu: 107 voos
9) Madri: 103 voos
10) Lima: 94 voos

Foto: Getty Images

Artigos relacionados
Notícias

Número de municípios com maior fluxo turístico no Mapa do Turismo Brasileiro é ampliado em 151% 

O número de municípios brasileiros com maior fluxo turístico e empregos no setor foi ampliado em 151%. Essa foi a…
Notícias

Encontro discute ações para primeira convenção da Hotel DO em Alagoas

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), Gabriel Cedrim, e demais integrantes da diretoria participaram,…
Notícias

Chamada pública do MTur credencia agências de viagem interessadas em receber turistas chineses

Agências brasileiras de viagem que desejam receber turistas chineses no país em 2025 já podem se cadastrar junto ao Ministério…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :