A Marinha do Brasil e a Defesa Civil de Alagoas fizeram uma vistoria preventiva, semana passada, nos cânions do Rio São Francisco. A ação fez parte de um trabalho de monitoramento com a finalidade de evitar a ocorrência de acidentes na região turística. O trabalho técnico – realizado nos municípios de Olho d´água do Casado e em Delmiro Gouveia – não encontrou nenhuma irregularidade nos cânions localizados entre os estados de Alagoas e Sergipe.
Com o propósito de também oferecer uma maior segurança as pessoas que transitam pela região dos cânions, o Serviço Geológico do Brasil também vem fazendo o monitoramento, onde pesquisadores fizeram um mapeamento na região de Xingó. Por questão de segurança, o órgão orienta que as atividades turísticas sejam executadas em áreas mais afastadas dos paredões dos cânions.
Na vistoria técnica dos órgãos, o relatório observou a necessidade de instalação de mais placas de sinalização com informações, por exemplo sobre as distâncias que devem ser mantidas entre os paredões e a velocidade permitida na área.
“O nosso cânion do São Francisco vai se tornar o mais seguro, fiscalizado e monitorado de toda a região. Estamos fazendo aqui um modelo para todo o Brasil e para outros lugares do mundo. Afinal, esse cânion segue todas as recomendações repassadas pelos órgãos competentes. Em breve, teremos tudo pronto e devidamente corrigido”, afirmou o coronel Moises, coordenador da Defesa Civil Estadual.