A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, por iniciativa da deputada estadual Fátima Canuto, vai realizar uma sessão de outorga da Comenda Divaldo Suruagy ao médico alagoano Francisco Eduardo Costa Cardoso, que é referência internacional na pesquisa sobre o Parkinson. A sessão vai acontecer nesta sexta-feira (12), às 9h, no plenário da ALE.
Graduado pela antiga Escola de Ciências Médicas, atual Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), Cardoso é o atual presidente da Sociedade Internacional de Doenças de Parkinson e Distúrbios do Movimento, reconhecimento pelos mais de 30 anos dedicados à pesquisa na área, sendo o primeiro brasileiro a assumir a presidência dessa sociedade.
Seu currículo conta também com mestrado (1991) e doutorado (1994) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fez Residência Médica em Neurologia no Hospital das Clínicas da UFMG (1988-1991) e Clinical Post-Doctoral Fellowship (1991-1993) no Parkinson´s Disease Center and Movement Disorders Clinic, Baylor College of Medicine, Houston, TX, EUA, sob a supervisão de Joseph Jankovic MD (1991-1993).
Atualmente é Professor Titular (Departamento de Cínica Médica – Neurologia) da Universidade Federal de Minas Gerais e membro do Comitê Executivo Internacional da International Parkinson and Movement Disorder Society. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: doença de Parkinson, coréia de Sydenham e outras manifestações neurológicas de febre reumática, anticorpos anti-núcleos da base, coréias em geral e outros distúrbios do movimento.
“A comenda Divaldo Suruagy tem como objetivo valorizar personalidades que estejam contribuindo com o desenvolvimento do nosso estado. Nada mais justo que homenagear esse grande médico, pesquisador mundialmente conhecido pelo trabalho em pesquisa do Parkinson. Fico muito orgulhosa de poder conceder essa honraria a esse brilhante profissional e cientista, que dedica mais de 30 anos da sua vida para avançar os estudos, tratamento e proporcionar qualidade de vida aos pacientes com essa doença que carecem de tantos cuidados”, afirmou a deputada.