Destaques

Brasil reúne um dos mais ricos folclores de todo o mundo

O folclore é a expressão cultural mais legítima de um povo, pois representa um conjunto de crenças e conhecimentos que se expressam por meio de contos, cantos e parlendas. No Brasil, a diversidade e a mistura de povos geraram uma riqueza cultural que até hoje é vivida e aclamada nas cinco regiões do país. Danças, festas, comidas, contos, ritmos, obras de arte, superstições, comemorações e representações marcam o cotidiano do brasileiro, que repassa esses saberes e hábitos para as futuras gerações, mantendo viva a memória de todo um povo.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), algumas das mais notáveis expressões do folclore nacional estão ligadas ao calendário hagiológico (relativo a santos) e litúrgico da Igreja Católica, como o carnaval, as festas de Reis, as festas do Divino (cavalhadas, em Goiás, e coroação do Imperador do Divino, em Paraty – RJ, por exemplo) as festas juninas, os congos ou congadas, e o ticumbi nas festas de Nossa Senhora do Rosário, de São Benedito e de São Sebastião.

Além disso, cantos, danças e teatro também têm espaço de expressividade no folclore e são, em alguns casos, a linguagem utilizada para repassar a cultura. Com toda essa riqueza, o Brasil não poderia deixar de contar com locais especializados para cuidar de suas raízes. Vinculado ao Iphan, o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, o Museu do Folclore Edison Carneiro e a Biblioteca Amadeu Amaral são exemplos de lugares que mantêm e revivem tradições.

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) é a unidade especial do Iphan que desenvolve e executa programas e projetos de estudo, pesquisa, documentação, difusão e fomento de expressões dos saberes e fazeres do povo brasileiro. Localizado no conjunto arquitetônico do bairro do Catete, Rio de Janeiro (RJ), o Centro possui um acervo museológico de aproximadamente 17 mil objetos, além de 130 mil documentos bibliográficos e 70 mil documentos audiovisuais.

O Centro tem o objetivo de atender as demandas sociais que se colocam no campo da cultura popular. Na página do CNFCP, o apaixonado pelo folclore encontra diversas informações sobre o tema, como base de dados, catálogo de exposições, recorte de jornais, folhetos de cordel, xilogravuras, acervo sonoro, filmes e vídeos, fotografia, entre outros materiais.

Entre as principais ações do CNFCP destacam-se os projetos de fomento da cultura popular desenvolvidos pelo Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural (Promoart), além da Sala do Artista Popular (SAP). Os programas de estímulo à pesquisa, como o Concurso Sílvio Romero de monografias, o Etnodoc (edital de filmes etnográficos), o Dedo de Prosa (fórum de debates) e o Projeto Memórias dos Estudos de Folclore também realizam esse papel de “guarda” da memória nacional.

Na área de difusão e formação do público, o Centro atua com o programa de exposições, o programa educativo, o Curso Livre de Folclore e Cultura Popular e os programas de edições e intercâmbio. Já na área de documentação, destacam-se o tratamento, a atualização e a disponibilização dos acervos museológicos (14 mil objetos disponíveis no Museu de Folclore Edison Carneiro), bibliográfico e sonoro-visual (com 300 mil documentos encontrados na Biblioteca Amadeu Amaral). Parte deles também está disponível em coleções digitais. CLIQUE AQUI e acesse.

Ainda para disponibilidade do público, a Revista Brasileira de Folclore também foi um importante instrumento para a divulgação do folclore nacional. Sendo um periódico especializado, a revista circulou entre 1961 e 1976 e contém 41 fascículos com artigos, bibliografias, resenhas, e informações sobre cursos, exposições, festivais da área de folclore e cultura popular. CLIQUE AQUI para acessar os acervos digitais.

Foto: MTur

Artigos relacionados
Destaques

Turistas apreciam o concerto natalino no Centro Histórico de Salvador

“A ideia desse concerto natalino no Pelourinho é excelente. A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) é um marco cultural do…
Destaques

Setor aéreo tem melhor novembro da série histórica

Nos quase 25 anos da série histórica, a movimentação total de passageiros neste mês de novembro alcançou seus melhores resultados…
Destaques

Acesso à praia de Maracaípe (PE) está em meio a disputa judicial

A praia de Maracaípe, uma alternativa a Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, em Pernambuco, está no centro de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :