FPM: aumento de 11%
Os cofres municipais recebem hoje (30), o repasse do 3º decêndio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O valor total a ser repassado valor de R$ 2.773.130.480,27, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 3.466.413.100,34. Comparado ao mesmo período do ano anterior, o FPM apresentou um crescimento de 2,15% quando o valor do repasse é deflacionado, retirando o efeito da inflação do período. Em termos nominais (valores sem considerar os efeitos da inflação), o crescimento foi de 11,47%. O acumulado do mês, em relação ao mesmo período do ano anterior, teve crescimento de 20,18%. Já em relação ao acumulado do ano, verifica-se que o valor total do FPM vem apresentando uma oscilação. O total repassado aos Municípios no período de 2022 apresenta um crescimento de 27,35% em termos nominais (sem considerar os efeitos da inflação) em relação ao mesmo período de 2021. Ao retirar os efeitos da inflação, observa-se que o FPM acumulado em 2022 apresenta crescimento de 14,89% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) orienta os gestores municipais a terem cautela, mesmo diante de um cenário de crescimento. Fonte CNM.
Pilar
A Prefeitura do Pilar iniciou a distribuição das Cestas Básicas do programa Pacto Contra a Fome, com o objetivo de mudar a realidade de centenas de milhares de alagoanos que vivem na extrema pobreza. A estratégia representa um esforço concentrado para levar alimento a famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional grave, congregando programas já existentes e implantando medidas emergenciais para maior alcance na assistência à população.
Pilar/documentos
Também no Pilar ocorreu atendimento de saúde, inscrições dos moradores para projetos sociais, emissão de RG, busca ativa da educação e muito mais. Para as crianças foi pura diversão: com pipoca, churros, sorvete e algodão doce; além de atividades artísticas, como pintura de rosto.
Barra de Santo Antônio
A rodovia AL 101 Norte de acesso ao hotel Vila Galé Alagoas e que faz parte do Projeto Barra a Barra, parece que finalmente foi retomada. O serviço começou na última quarta-feira, próximo do dia de inauguração do maior empreendimento hoteleiro de Alagoas. A promessa é que o trecho seja asfaltado.
Piranhas/gastronomia
O primeiro festival gastronômico do Pilar foi um sucesso de público e que serviu para mostrar que a região dos Cânions do São Francisco tem muito para oferecer ao turista tanto assim que a cidade foi citada durante a inauguração do Vila Galé Alagoas, como um destino que precisa ser mostrado ao turista internacional, juntamente com Penedo.
Maragogi
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Maragogi, realizou durante toda a semana passada diversas ações em comemoração à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. As atividades aconteceram no período de 21 a 28 de agosto e os alunos participaram de gincanas na rede regular de ensino, palestras, atividades recreativas, além de blitz de conscientização.
Maragogi/mandioca
Aconteceu na última sexta-feira (26), o encerramento dos cursos de Processamento de Mandioca/ Macaxeira e de Industrialização de Doces, para as usuárias atendidas no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Os cursos foram ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAR), em parceria com a prefeitura de Maragogi.
Penedo/IGPS
O Instituto de Gestão de Políticas Públicas Social (IGPS) em parceria com a Prefeitura de Penedo realizou mais um dia de entregas de óculos do Projeto Sua Vida com um Novo Olhar para 50 pessoas. Os exames e os óculos distribuídos são gratuitos e direcionados para pessoas de baixa renda.
Pão de Açúcar
Em Pão de Açúcar depois de quase 15 anos, o folguedo voltou às atividades graças ao apoio e mobilização da prefeitura, através da coordenação de Cultura e Gerência de Turismo. A Chegança Comendador Peixoto se apresentou à sociedade na noite em alusão à semana da Cultura Popular. A noite foi abrilhantada, ainda, pela Mestra Dadá e a Chaleirinha do Meirus; e pela Chegança Bom Jesus dos Navegantes