Das curvas arquitetônicas de Brasília, passando por dunas, cachoeiras e patrimônios históricos de Tocantins, Goiás e Minas Gerais, até as riquezas culturais, gastronômicas, de praias e de paisagens de São Paulo e Rio de Janeiro. Ontem, a Embratur deu início ao segundo bloco de captação de imagens que serão usadas em diversas ações de promoção para atrair visitantes estrangeiros.
Nesta etapa, a Embratur irá percorrer mais de 40 destinos entre os dias 29 de agosto e 10 de novembro. O objetivo é acumular subsídios para mostrar ao mundo os diferenciais do Brasil para o turismo, como a cultura, gastronomia, paisagens e hospitalidade do nosso povo.
“Vamos criar um banco de imagens para traduzir tudo que temos a oferecer para o turista que visita o Brasil. Esse material vai municiar nossas ações em campanhas publicitárias, feiras internacionais, entre outras peças de promoção do turismo”, explica o presidente da Embratur, Silvio Nascimento.
O roteiro passará por: Jalapão e Palmas, em Tocantins; Brumadinho, Paracatú, Conceição de Ibitipoca, Tiradentes, Congonhas, São João del Rei, Ouro Preto, Diamantina, Caxambú, São Lourenço, Monte Verde, Cambuquira, Poços de Caldas, Belo Horizonte e Serra do Cipó, em Minas Gerais; Goiânia, Pirenópolis, Chapada do Veadeiros (Cavalcante e Alto Paraíso), São Domingos (Parque Estadual da Terra Ronca) e Cidade de Goiás, em Goiás; Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Paraty, Mangaratiba, Ilha Grande, Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, Vassouras, Petrópolis e Teresópolis, no Rio de Janeiro; e São Paulo, Ilhabela, Santos, Brotas, Iporanga, Olímpia, Jundiaí e Vinhedo, em São Paulo. Na segunda quinzena de agosto, a equipe da Embratur fez a captação de imagens em Brasília.
Bloco inicial
A primeira parada do projeto ocorreu na Rota das Emoções, passando pelos estados do Piauí, do Maranhão, do Ceará e do Rio Grande do Norte. Ao todo, 18 destinos foram visitados e tiveram as imagens captadas. Foram eles: Teresina, Parnaíba, Luís Correia e Barra Grande, no Piauí; São Luís, Santo Amaro, Atins, Barreirinhas e Tutóia, no Maranhão; Chaval, Cruz, Camocim e Jericoacoara, no Ceará; e Natal, Mossoró, Galinhos, São Miguel do Gostoso e Pipa, no Rio Grande do Norte.
Foto: Flávio André/MTUR