O período de estada na Tailândia dos turistas de países ou territórios com direito a isenção de visto de 30 dias vai ser ampliado para 45 dias e vigorará da 1º de outubro de 2022, até 31 de março de 2023. A proposta da Autoridade de Turismo da Tailândia (TAT), recentemente aprovada pelo Centro de Administração da Situação da COVID-19 da Tailândia (CCSA), visa estimular a próxima época alta do destino, que decorre de outubro a março.
Assim, durante o período especial de seis meses, a duração da estada será prolongada de 30 para 45 dias para os titulares de passaportes de diversos países e territórios, incluindo Portugal.
Para os titulares de passaportes dos países ou territórios que tenham de solicitar um visto à chegada (VOA) a duração da estada foi prolongada de 15 para 30 dias durante o período especial em questão.
Por outro lado, os titulares de passaportes de países e territórios que podem entrar na Tailândia sem visto ao abrigo de acordos bilaterais veem estendida a duração da sua estada.
Refira-se que, atualmente, para se viajar para a Tailândia é necessária a apresentação de um certificado de vacinação ou, para indivíduos não vacinados, um resultado negativo de RT-PCR ou teste ATK profissional no prazo de 72 horas antes de viajar, em formato impresso ou digital. A chegada aos aeroportos internacionais da Tailândia ou aos postos de controlo fronteiriços terrestres (em 22 províncias) são efetuados controlos aleatórios.
Uma vez na Tailândia, todos os viajantes são aconselhados a seguir rigorosamente as normas de saúde e segurança. Os que apresentem sintomas semelhantes aos da COVID devem ser testados, caso o teste seja positivo, devem obter o tratamento médico adequado.