Depois de anunciar em fevereiro que encerraria sua opção Book on Google para hotéis , a gigante das buscas confirmou que eliminará gradualmente o recurso para voos, à medida que a preferência dos consumidores muda para reservas diretas.
De acordo com o Google, ele desativará o Book on Google para usuários fora dos EUA em 30 de setembro e para usuários dos EUA a partir de 31 de março.
“Nos próximos 12 meses, planejamos descontinuar o recurso Reservar no Google para voos. Originalmente, oferecemos essa funcionalidade para oferecer às pessoas uma maneira mais simples de comprar suas passagens e ajudar nossas companhias aéreas e OTAs parceiras a receber mais reservas. No entanto, nós Descobrimos ao longo do tempo que as pessoas realmente querem reservar diretamente em sites de parceiros e sempre nos esforçamos para atender às preferências do usuário sempre que possível”, diz a empresa em comunicado.
Lançado em 2015 , o Book on Google for flight facilitou transações para parceiros cujos sites não eram otimizados para a web móvel.
Nos anos seguintes, à medida que os sites de parceiros – principalmente em dispositivos móveis – evoluíram, os consumidores aumentaram sua atividade de reservas com as companhias aéreas diretamente ou via agência de viagens online.
O Google diz que, embora o Book on Google tenha sido benéfico para alguns parceiros, o mecanismo de pesquisa em geral testemunhou uma queda na participação das reservas de voos do Google provenientes da opção.
A partir de 25 de maio de 2022, a opção Reservar no Google para hotéis foi descontinuada.