Estão abertas, até o dia 2 de outubro, as inscrições para o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade – atitudes que transformam o turismo. A edição 2022/23 celebra os 10 anos da premiação e tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade em toda a cadeia do turismo nacional, no tripé social, ambiental e econômico, contribuindo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
Podem se candidatar operadoras de turismo associadas à Braztoa, empresas do setor, fundações, associações e organizações da sociedade civil, instituições governamentais, além de profissionais de mídia e iniciativas acadêmicas. Serão premiadas três categorias: Operadoras Associadas, Parceiros de Negócios e Parceiros Institucionais; e duas Menções Honrosas: Mídia e Academia. Os vencedores serão reconhecidos publicamente na cerimônia de premiação, que acontecerá em dezembro, no Bioparque, em Campo Grande (MS).
Serão reconhecidas 10 iniciativas provenientes de operadoras associadas, parceiros de negócios, de entidas ou institucionais e duas menções honrosas de mídia e academia, onde serão agraciadas iniciativas de profissionais de mídias e trabalhos acadêmicos que disseminem o tema da sustentabilidade no turismo. A avaliação será feita levando em conta o alinhamento das iniciativas com os valores da Braztoa, que são: ética; comprometimento; sustentabilidade econômica, sociocultural e ambiental; inovação; criatividade; dinamismo e resiliência.
SOBRE O PRÊMIO BRAZTOA – Desde 2012, ano da edição do primeiro prêmio, muitas histórias inspiradoras puderam ser contadas. O Prêmio completa 10 anos com mais de 900 inscritos e 92 premiadas de todas as regiões do Brasil. A premiação é o principal reconhecimento em turismo sustentável do país e conta com a chancela de importantes organizações, entre as quais a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e o Ministério do Turismo (MTur), ampliando o alcance e a credibilidade do selo.