A partir de quinta-feira, 29,, o município de Balneário Camboriú (SC) passará a contar com o Selo Turismo Qualificado BC, um programa desenvolvido pela Secretaria de Turismo da cidade com foco em identificar os estabelecimentos que aplicam as melhores práticas da cadeia produtiva.
Trata-se de uma iniciativa em conjunto entre poder público e iniciativa privada que certificará os estabelecimentos cadastrados no Cadastur, do Ministério do Turismo, que reúne os prestadores de serviços turísticos regularizados junto ao órgão. O programa envolve cinco eixos, onde o estabelecimento poderá estar inserido: Sustentabilidade; Atendimento ao Turista; Acessibilidade; Segurança e Medidas Sanitárias.
Cada eixo contará com um selo específico, lançado semestralmente de modo a garantir uma maior adesão ao programa, e contará com um QR Code onde o turista poderá obter mais informações. Com o objetivo de estimular a melhoria constante, cada Selo terá três categorias a serem alcançadas: Bronze, Prata e Ouro, identificadas pelas estrelas.
Além do QR Code, o turista poderá consultar o site do programa com a divulgação de quem está qualificado, quais critérios está seguindo e a categoria alcançada. A iniciativa é um incentivo a formalização do setor, tendo em vista que não será possível obter o selo se o prestador não estiver inserido no Cadastur. Nesse caso, a orientação é realizar o cadastro e só então solicitar o Selo.