O prefeito de Maceió, JHC iniciou um Projeto corajoso que é reabilitar o riacho Salgadinho novamente. Vale lembrar que outros prefeitos realizaram esta tentativa e fizeram do Salgadinho “cabo eleitoral” durante processo eleitoral na disputa pela Prefeitura de Maceió. Contudo, JHC parece determinado a reabilitar o Salgadinho, que um dia foi um riacho de águas claras, com peixes e que encantava a orla da capital alagoana até meados da década de 70, quando se permitiu que esgotos fossem jogados no leito do riacho. JHC iniciou uma frente de obra ao longo das margens do Salgadinho, com máquinas e operários executam, no período diurno, o processo de desassoreamento, que tem como principal objetivo retirar materiais que se instalaram no fundo do riacho, devolvendo assim, a capacidade natural de armazenamento e vazão de água. Além disso, outros operários executam na região a implantação das colunas DSM, que tem como principal objetivo reforçar as paredes existentes, evitar erosões e infiltrações, que acabam provocando desníveis nas vias laterais. Até o momento, mais de 1.097 toneladas de material sólido foram retiradas do riacho e seguem sendo encaminhados para o aterro sanitário. As intervenções ocorrem na via, no sentido Farol/Praia da Avenida, que vai do Viaduto Ib Gatto Falcão até a linha férrea. “Iniciamos mais uma importante frente de obra ao longo do Salgadinho que é necessário por causa de uma ação que chamamos de assoreamento, que é o acúmulo de detritos no fundo dos rios, como areia, terra, rochas e também lixos. Podendo ser causado pelos ventos, chuvas e é claro, pela ação humana. Em alguns casos, o curso d’água original pode até deixar de existir em decorrência desse fenômeno. O serviço será executado ao longo de todo o riacho para que em seguida, outras etapas sejam executadas”, informou a coordenadora da Unidade de Gerenciamento do Programa, Lavínia Tenório.
Renasce Salgadinho
O conjunto de obras segue em diversos bairros e irá mudar a realidade da cidade. Os investimentos, fruto de um empréstimo da Companhia Andina de Fomento (CAF), são de R$ 76,4 milhões e contam com intervenções a curto, médio e longo prazo. Além da revitalização, o projeto conta com mais de 20 intervenções previstas na região.
Estudos
São trabalhos de requalificação ambiental, análise, revisão e consolidação de estudos topográficos, geológicos, geotécnicos e hidrológicos, modernização de vias e ruas, melhorias no sistema de drenagem, de contenção de erosão, de recomposição do Riacho Salgadinho, construção de passarelas, sinalização e mudanças no projeto paisagístico.
Maceió/mercado
As obras para a construção das barracas atingidas pelo incêndio no entorno do Mercado da Produção, na Levada, seguem avançando. O trabalho está sendo realizado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). A região onde o fogo se alastrou é numa área de atuação de feira livre, sem cadastro de feirantes na Semtabes. Os comerciantes do local serão cadastrados e beneficiados com o projeto do novo mercado da Produção.
Coruripe
A Prefeitura de Coruripe iniciou a construção de novos pontos para os mototaxistas, um pedido da categoria, e também novos pontos de ônibus, em todo município. Os primeiros estão sendo colocados próximo à Praça da Bíblia, e seguiremos esse mesmo padrão em todo o município trazendo ainda mais conforto e mobilidade para todos mototaxistas.
Piranhas
Em Piranhas a administração do prefeito Thiago Freitas vem realizando a identificação de postes que estejam sem lâmpadas e pede aos cidadãos que ajude neste sentido informando para a Secretaria Municipal de Infraestrutura quando houver a necessidade na sua rua de uma lâmpada ser substituída. ⠀
Penedo/merenda
Um saboroso filé de tilápia com molho de tamarindo e purê de batata doce representará Penedo na grande final do Concurso de Merendeiras. O prato selecionado na etapa realizada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) também ganhou o primeiro lugar na fase regional do concurso em Arapiraca.
Penedo/vencedora
No dia 26 de novembro, a receita será uma das cinco analisadas na finalíssima do concurso que envolve os 21 municípios alagoanos do Programa Cidades Empreendedoras.
Penedo/premiação
Além da premiação já conquistada na etapa municipal, a receita vencedora do Concurso de Merendeiras leva R$ 5 mil, além de voucher do Senac para nutricionista e merendeira no valor de mil reais. Também há premiação com dinheiro e voucher para a segunda e terceira colocadas.
A avaliação da receita considera o uso de alimentos regionais e da agricultura familiar local, a presença de alimentos in natura ou minimamente processados, além da ausência de alimentos processados e ultraprocessados e a possibilidade de replicação da receita.