A United Airlines ─ uma das maiores companhias aéreas do mundo, que opera voos regulares entre o Brasil e os Estados Unidos ─ anunciou o lançamento do Calibrate, um programa interno de aprendizado que ajudará a ampliar e diversificar a formação de seus técnicos de manutenção de aeronaves. A aula inaugural começa na próxima semana, em Houston, já que a United planeja treinar mais de mil pessoas em diversas localidades até 2026 — com a meta de que menos metade sejam mulheres ou pessoas de etnias diferentes.
O Calibrate é um programa de 36 meses, no qual os participantes “ganham enquanto aprendem”: sendo remunerados durante o processo de certificação e treinamento em tempo integral. Esse formato dispensa a necessidade de frequentarem uma escola técnica, o que pode custar até US$ 50 mil.
A United começará a aceitar inscrições externas no início de 2023. Os candidatos interessados podem se inscrever para receber mais informações sobre o Calibrate na página de carreiras da companhia.
“O Calibrate é uma grande oportunidade para pessoas interessadas em seguir uma carreira gratificante como técnicas de aeronaves, mas não têm os recursos ou o suporte necessários para frequentar escolas ou faculdades técnicas tradicionais”, disse Rodney Luetzen, vice-presidente de manutenção de linha da United. “O programa proporcionará oportunidades de mudança de vida, ajudará a diversificar nossa força de trabalho e nos dará acesso a um coletivo ainda maior de pessoas talentosas, qualificadas e motivadas”.
O programa de aprendizado, esforço conjunto da United Airlines, International Brotherhood of Teamsters (IBT) e Federal Aviation Administration (FAA), irá acelerar os passos para que os alunos se tornem técnicos na companhia aérea, ao mesmo tempo em que aumentará o número de mecânicos de equipamentos de serviços de solo e de técnicos de instalações.
A United espera que a segunda leva de aprendizes do Calibrate comece no início de 2023, também em Houston, e depois expandirá o programa para mais de dez cidades, incluindo São Francisco e Orlando.
O programa se concentrará em ajudar os aprendizes a adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para testar e obter seu Certificado A&P, incluindo treinamento prático e em sala de aula. Além disso, os participantes serão orientados por técnicos de classe mundial da United, construindo relacionamentos e adquirindo senioridade no sindicato, à medida em que avançam.
“A Divisão de Companhias Aéreas fez um excelente trabalho de promoção da carreira de técnico de manutenção de aeronaves”, disse Sean O’Brien, Presidente Geral da International Brotherhood of Teamsters. “Esse programa cria a diversidade pela qual os Teamsters são conhecidos e proporcionará ótimos empregos, não apenas para nossos membros atuais, mas também para a próxima geração”.
A United tem cerca de 9 mil técnicos de manutenção de aeronaves altamente treinados e certificados em todo o mundo, com salários e benefícios combinados totalizando mais de US$ 140 mil, no topo de sua escala salarial. Esses são empregos bastante qualificados — a companhia aérea recruta ativamente de escolas de mercado e militares — e a United fornece uma rampa de acesso a essa carreira, por meio de cargos de nível básico. Vários líderes da empresa começaram como mecânicos de aeronaves, incluindo o atual vice-presidente de manutenção de linha.
Atualmente, a United possui técnicos de manutenção de base, de manutenção de linha e de oficina, inspetores e outros profissionais licenciados em 50 locais por todo o mundo. A companhia planeja abrir novas estações de manutenção de linha em Raleigh-Durham, Carolina do Norte, no final deste ano e em Fort Myers-Southwest, FL e Nashville, Tennessee, no início de 2023.
Casa Branca
Kate Gebo, vice-presidente executiva de recursos humanos e relações trabalhistas da United, reuniu-se com presidente Biden enquanto o governo americano conclui seu desafio de pipeline de talentos de verão. Como parte dessa chamada à ação nacional, os empregadores são incentivados a construir, dimensionar ou apoiar modelos locais de treinamento, para recrutar, treinar ou contratar trabalhadores em seu setor, criando caminhos para empregos de qualidade para mulheres, pessoas de etnias diferentes e trabalhadores carentes.
United Next
No ano passado, a United anunciou a compra de 270 novas aeronaves Boeing e Airbus — o maior pedido combinado na história da companhia e o maior por uma aérea individual na última década. Para apoiar seu plano United Next, a empresa planeja contratar mais de 50 mil pessoas até 2026, incluindo dezenas de milhares de empregos sindicalizados de qualidade.
Somente este ano, a United deve contratar mais de 15 mil funcionários em todo o mundo e espera recrutar mais de 15 mil em 2023, incluindo 7 mil técnicos de manutenção até 2026. Somente em 2022, a United já contratou mais de 800 técnicos de manutenção e espera trazer 2 mil em 2023.
Escola de aviação
No início deste ano, a United abriu oficialmente a United Aviate Academy, recebendo a primeira classe de pilotos estudantes — 80% dos quais eram mulheres ou pessoas de etnias diferentes, superando a meta da companhia de treinar cerca de 5.000 novos pilotos na escola até 2030, com, pelo menos, metade deles pertencendo a esses grupos. Apoiada por compromissos de bolsas de estudo da United e do JPMorgan Chase, a United Aviate Academy criará oportunidades para milhares de estudantes seguirem carreira como pilotos de avião comercial, uma das mais lucrativas do setor.