Os viajantes que procuram ir além do “já esteve lá, já fez isso” estão procurando por locais que são diferentes do que experimentaram antes em suas viagens. Tesouros culturais e naturais encontrados nos Patrimônios Mundiais da UNESCO, oportunidades imersivas e até mesmo um ambiente romântico de vinícolas e castelos podem fazer parte de destinos fora do comum que os consultores de viagens podem oferecer a seus clientes pioneiros.
“Os viajantes querem o diferente, não querem multidões”, diz Leah Winck, consultora de viagens da First in Service Travel, uma agência Virtuoso em Beverly Hills, Califórnia. “Eles querem experimentar mais espaço e liberdade para explorar diferentes áreas. ”
Susan Boehnstedt (ACC), consultora de viagens da Critics Choice Vacations, uma afiliada independente da Montecito Village Travel, uma agência Virtuoso em Queen Creek, Arizona, concorda que “as pessoas querem espaço e algo fora do comum”. Ela acrescenta: “As pessoas não viajam há mais de dois anos. Eles querem que suas experiências de férias sejam memoráveis.”
Locais ao ar livre menos conhecidos na Europa estão entre os destinos que Boehnstedt está vendo atraindo o viajante fora dos roteiros mais conhecidos. A região da Renânia-Palatinado na Alemanha é uma para a qual ela está atualmente enviando esse tipo de cliente e ela conhece bem. Ela morou ao longo do Reno de 1992 a 1993. “Há muitos vinhedos e castelos nesta área, joias escondidas para exploração e não os castelos e vinicultores padrão que a maioria pensa quando considera a Alemanha”, diz Boehnstedt. “Existem cidades pitorescas nesta área que são pequenas, têm uma sensação/sabor local e oferecem algo único com o qual as cidades maiores [na Alemanha] não podem competir.”
Sebastian Risch, gerente de projetos do Conselho de Turismo da Renânia-Palatinado, acrescenta que “muitos [viajantes] querem uma experiência de férias que toque todos os sentidos em todos os níveis e deixe uma impressão duradoura”. E continua: “Tocar e sentir um edifício de 2.000 anos e desfrutar de um copo de excelente vinho em uma moderna vinoteca praticamente ao lado e banhar-se em uma cratera vulcânica extinta a poucos quilômetros de distância, que estabelece novos marcos para si mesmo e é único. Essas experiências únicas e não intercambiáveis é o que mais e mais pessoas estão procurando. Na Renânia-Palatinado isso é possível.”
Renânia-Palatinado oferece aos viajantes sete Patrimônios Mundiais da UNESCO. Entre esses tesouros está o Vale do Alto Médio Reno, onde a natureza e a cultura se combinam oferecendo a região do “Reno Romântico” com vinhedos, castelos, cidades e vilas históricas e o rio Reno. A área também possui o Parque Natural Vulkaneifel e Geopark, um Geoparque Global da UNESCO. Os clientes podem fazer uma visita guiada ou explorar o parque do vulcão que possui cinco museus e 350 centros de erupção conhecidos, dos quais o primeiro data de milhões de ano.
Cultural
Mais perto de casa, o Parque Histórico Nacional da Cultura do Chaco em Nageezi, Novo México, também está na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. “Este ano, recebemos muito interesse pela herança indígena do Novo México e também por experiências menos descobertas”, diz Nicole Barker, representante do Departamento de Turismo do Novo México. “Chaco oferece uma imersão histórica e cultural intrigante e uma beleza natural inspiradora.”
Os visitantes podem escolher sua própria aventura com opções que vão desde passeios autoguiados e caminhadas no interior até experiências guiadas por guias, de acordo com Barker. “Eles podem aprender sobre o povo chacoano e sua civilização (850 a 1250 dC), incluindo como eles rastrearam constelações e ciclos lunares/solares usando técnicas de arqueoastronomia”, diz ela. Chaco é um Parque Internacional Dark Sky certificado. Petroglifos, escadas e estradas antigas estão ao longo das quatro trilhas principais, diz Barker.
Se os clientes estão procurando uma cultura com pelo menos 13.000 anos de idade e com florestas tropicais antigas e natureza intocada, envie-os para Haida Gwaii, na costa noroeste da Colúmbia Britânica, de acordo com Kath James, gerente da Haida House em Haida Gwaii. “É um dos lugares mais remotos do Canadá”, diz ela. “É o mais a oeste que você pode ir, fora da fronteira da Colúmbia Britânica e do Alasca, flutuando no Oceano Pacífico.”
Há apenas duas maneiras de chegar a Haida Gwaii, de balsa ou de avião de Vancouver, três se você contar de barco, diz James. Um dos destaques é a Reserva do Parque Nacional Gwaii Haanas e o Patrimônio Haida. Um ponto alto da experiência é a interpretação do local do Patrimônio Mundial da UNESCO “SGang Gwaay” com um vigia Haida, diz ela.
Natural
“Experimentar a natureza foi o que mais aumentou” em termos de motivos de viagem para uma viagem à Suécia, segundo Melinda Martino, representante do Visit Sweden. “A natureza, o campo, as viagens rodoviárias e as experiências próximas à natureza, como caminhadas e ciclismo, são cada vez mais procuradas”, diz ela.
O oeste da Suécia e a área de Gotemburgo são populares para quem procura esse tipo de experiência. Não muito longe do centro da cidade de Gotemburgo fica a Reserva Natural de Änggårdsbergen, que oferece trilhas para caminhadas e ciclismo e está conectada ao Jardim Botânico de Gotemburgo. A área apresenta vales, cumes, lagos, flora e fauna. O arquipélago de Gotemburgo abriga mais de 20 ilhas para quem procura passeios à beira-mar.
Experiências
Os clientes que solicitam experiências imersivas as encontrarão entre esses destinos, incluindo Renânia-Palatinado. “Muitas vezes criamos tours especiais de vinhos, aulas de culinária, demonstrações de artesãos locais ou tours práticos de arte”, diz Boehnstedt. Risch acrescenta que muitas coisas na Renânia-Palatinado podem ser experimentadas com caminhadas e ciclismo na região. “Aqui você pode seguir as curvas dos rios em trilhas romanas, passando por casas e castelos em enxaimel e de vinicultor em vinicultor”, diz ele.
No Chaco, experiências guiadas imersivas com guardas florestais do Chaco incluem passeios por trilhas, palestras noturnas em fogueiras e programas noturnos. Uma estadia na cabine de 10 quartos e 12 quartos, Haida House at Tllaal, localizada em Tlell em Haida Gwaii, inclui pacotes com tudo incluído que apresentam conversas íntimas com anciãos e artistas, master classes práticas de tecelagem, experiência de jantar tradicional Haida, visitas guiadas às aldeias haidas, caminhadas com um naturalista e expedições florestais por estradas vicinais – tudo com um Intérprete Cultural.
No arquipélago de Gotemburgo, a ilha mais ao sul de Vrångö é livre de carros com trilhas para caminhadas ao norte e ao sul. Tem apenas 380 habitantes que vivem lá durante todo o ano. Outras experiências populares de imersão na natureza incluem caiaque ou paddle-boarding no rio Säveån, que vai da pequena cidade de Partille, a leste do centro da cidade, até Gotemburgo.
Os clientes podem forjar suas próprias trilhas integrando seus interesses pessoais entre qualquer um desses destinos e outros. Eles voltarão com uma experiência inesquecível e um agradecimento por seu orientador.
Renânia-Palatinado
A região romântica no extremo oeste da Alemanha ao redor dos rios Reno e Mosela é o destino perfeito para experiências únicas. É famosa pelas suas encantadoras aldeias e vilas, excelentes regiões vinícolas e oferece inúmeras oportunidades para umas férias inesquecíveis. Aqui estão quatro razões pelas quais a Renânia-Palatinado deve estar na sua lista de desejos:
Renânia-Palatinado é um verdadeiro tesouro de cultura , histórias e história. Castelos majestosos, igrejas importantes e abadias atmosféricas refletem a rica história desta região romântica. Siga os passos dos romanos por Trier, a cidade mais antiga da Alemanha. Renânia-Palatinado é o lar de centenas de castelos que permitem que você experimente sua história autêntica e animada – talvez até a ascendência e herança de sua própria família?
A Renânia-Palatinado é a região produtora de vinho nº 1 da Alemanha. Cerca de 70 por cento de todo o vinho alemão é produzido nesta região. As seis regiões vinícolas abrangem toda a gama de vinhos alemães. Acompanhado de especialidades culinárias locais, o prazer será todo seu!
As festas do vinho são uma marca registrada da região. Os mercados de Natal são mundialmente famosos e estão entre os mais autênticos da Alemanha. Visite durante o evento ‘Rhine in Flames’, onde você pode experimentar o belo vale do Reno médio iluminado por dezenas de fogos de artifício. Ou talvez você gostaria de mergulhar nos tempos antigos em um dos nossos muitos festivais históricos?
A natureza da região é caracterizada por belas paisagens de riachos, vulcões misteriosos e vinhedos sem fim. Quase metade da Renânia-Palatinado é coberta por florestas. Em 12 excelentes trilhas de longa distância e inúmeros passeios curtos, você pode ver centenas de castelos, provar vinhos famosos e desfrutar de uma culinária de dar água na boca. Passeios de bicicleta de longa distância levam ao longo de rios como Reno e Mosela, através de paisagens deslumbrantes e belas aldeias vinícolas.