Notícias

Portugal e Espanha preparam estratégia comum para o turismo na região de fronteira

Portugal e Espanha vão desenvolver uma estratégia comum para o turismo nas zonas fronteiriças, que visa a valorização e promoção dos destinos turísticos, mas também a formação de recursos humanos, avança a Lusa, que cita o Ministério da Economia.

A ‘Estratégia conjunta para a Sustentabilidade do Turismo Transfronteiriço entre Portugal e Espanha 2022-2024’ abrange diversas áreas, nomeadamente “planos de sustentabilidade turística” para melhorar os destinos fronteiriços e aumentar a procura ao longo do ano, assim como o “desenvolvimento de produtos e experiências turísticas na fronteira”.

Esta estratégia foi um dos acordos assinados durante a cimeira ibérica, que decorreu em Viana do Castelo, semana passasda, e, segundo resposta do Ministério da Economia à Lusa, prevê também a realização de ações de formação e “geração de conhecimento e investigação em turismo transfronteiriço”.

Cultura, história, património, recursos naturais, gastronomia e artesanato dos destinos fronteiriços, assim como os incentivos aos centros de estudo dos dois lados da fronteira para aprofundar conhecimentos “sobre os recursos turísticos” e a promoção da “investigação no domínio da cooperação transfronteiriça, abordando os desafios das comunidades residentes e propondo oportunidades para o seu desenvolvimento”, são algumas das áreas que vão ser abordadas nas ações de formação previstas.

Esta estratégia conjunta prevê também a promoção externa dos destinos fronteiriços e da região como um “destino ibérico”, nomeadamente junto de mercados mais distantes, para os quais faz sentido juntar Portugal e Espanha numa única deslocação.

Para o Ministério da Economia, existe “um grande potencial que Portugal e Espanha podem e devem explorar em conjunto”, nomeadamente em mercados da América do Norte e da Ásia.

O Ministério da Economia sublinhou que Portugal e Espanha partilham uma fronteira terrestre de 1.234 quilômetros, a mais longa da União Europeia e que, “ao nível bilateral, Espanha é desde há muito um mercado estratégico para o turismo nacional”.

“É de tal forma importante, que enquanto mercado emissor, é tratado como mercado interno alargado, ou seja, um prolongamento do mercado português”, indica o Ministério da Economia à Lusa, lembrando que, no que respeita à promoção, o mercado ibérico é visto como um “único mercado internacional” , sendo aliás o único que “pode ser trabalhado pelas Entidades Regionais de Turismo”.

A estratégia para o turismo insere-se na Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço de Portugal e Espanha, anunciada na cimeira ibérica da Guarda de outubro de 2020, para abranger 1.551 freguesias portuguesas e 1.231 municípios espanhóis.

Artigos relacionados
Notícias

Festas de fim de ano devem atrair 14,3 milhões de turistas e movimentar os aeroportos nacionais

Os aeroportos brasileiros esperam uma intensa movimentação para as festas de fim de ano. Mais de 14,3 milhões de pessoas…
Notícias

MTur celebra aprovação de acordo sobre vistos entre Brasil e Arábia Saudita

Uma proposta aprovada na quinta-feira, 19, no Senado Federal vai facilitar a chegada de visitantes árabes ao Brasil. O projeto,…
Notícias

Número de municípios com maior fluxo turístico no Mapa do Turismo Brasileiro é ampliado em 151% 

O número de municípios brasileiros com maior fluxo turístico e empregos no setor foi ampliado em 151%. Essa foi a…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :