A Espanha quer eliminar o limite de 90 dias para visitantes do Reino Unido, permitindo que permaneçam no país indefinidamente. Os visitantes de fora da União Europeia (UE) podem visitar os países do espaço Schengen por 90 dias a cada período de 180 dias.
Espanha irá pedir a Bruxelas que levante esta regra para os turistas britânicos, admitindo o secretário de Turismo da Espanha, Fernando Valdés, que esta restrição “vai contra os interesses da Espanha”, referindo à imprensa espanhola que se trata de uma regra que, infelizmente, não é algo que Espanha estabeleceu por si mesma ou pode-se livrar”.
Espanha pretende, agora, pressionar Bruxelas para isentar os turistas britânicos da regra, avançando a imprensa em Espanha que “é do interesse do país fazer lobby e convencer [a UE] a abrir uma exceção”.
Antes da pandemia, Espanha recebia cerca de 84 milhões de turistas por ano, com 17 milhões a viajarem do Reino Unido, caindo esse número com o início das restrições da pandemia.
No entanto, os números começaram a aumentar novamente este ano, com 1,8 milhões de britânicos a visitar Espanha no primeiro trimestre de 2022.
Com o turismo a representar cerca de 12% do PIB espanhol, o Brexit tornou as viagens entre os dois países mais difíceis, já que o Reino Unido sai dos acordos de livre circulação em toda a UE.
As negociações sobre autorizações de residência e turismo pararam e, em maio deste ano, expatriados britânicos foram proibidos de conduzir em Espanha utilizando as cartas de condução do Reino Unido após o fracasso das negociações.
No entanto, Espanha está ansiosa para ver o regresso dos britânicos, falando-se em detalhes de um acordo bilateral que permitirá que os trabalhadores do turismo permaneçam em Espanha durante a temporada de férias.