ALAGOASDestaques

Porto de Maceió registra aumento de quase 10% na movimentação de cargas em 2022

A Administração do Porto de Maceió (APMC) divulgou, nesta quarta-feira (15), o balanço de movimentação de cargas referente ao ano de 2022, registrando um crescimento de 9,23% em relação a 2021. Ao longo do ano, foram movimentadas 2.356.240 toneladas, enquanto no ano anterior, o porto da capital alagoana movimentou 2.157.144 toneladas.

Além do aumento no número total de cargas movimentadas, o crescimento pode ser visto também no comparativo da natureza de cargas, com incremento de 6,09% no transporte de granel sólido; 12,18% em granel líquido; e 446,67% em carga geral. Entre as modalidades de navegação, o avanço positivo também aponta para o crescimento de transporte em longo curso, com navegações internacionais, (+9,07%) e para a cabotagem, com navegações domésticas (+10,07%).

Entre os produtos transportados em 2022, lideram o ranking o açúcar em sacas, o açúcar a granel, o adubo, a gasolina e o melaço. Sendo um porto tradicionalmente graneleiro, 80% da movimentação de cargas no ano citado consiste na exportação e importação do granel sólido, com destaque para o açúcar a granel. Outro produto com notoriedade nessa categoria é o sal, que teve um salto de 52,99% em importação.

Em 2022, o Porto de Maceió também recebeu mais navios de passageiros, garantindo movimentação turística no estado e fortalecendo a economia local.

O administrador do Porto de Maceió, o economista Diogo Holanda, destaca que o crescimento nas movimentações reflete o trabalho realizado, que prioriza a estrutura, eficiência dos processos e buscas constantes por melhorias operacionais. “A nossa posição geográfica estratégica garante ao Porto de Maceió um excelente custo-benefício, o que favorece o crescimento das movimentações ano após ano. Na gestão, priorizamos a eficiência do fluxo portuário, com uma logística que garanta o bom funcionamento operacional e administrativo. Continuaremos em busca de melhorias e fazendo bom uso dos recursos, visando cada vez mais o desenvolvimento do setor portuário de Alagoas”, afirmou Holanda.

Texto e foto: Ascom

Artigos relacionados
ALAGOAS

Escolas de ensino integral terão ampliação de oferta de cursos profissionalizantes

As escolas de ensino integral da rede estadual vão ampliar sua oferta de cursos técnicos para o ano letivo 2026….
DestaquesEVENTOS

Brasil recebe grandes eventos e se consolida como um dos principais destinos para turismo de eventos e negócios

Das areias de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), à beira da baía do Guajará, no Pará, o Brasil viveu…
Destaques

Maragogi (AL) vence o Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025

A Prefeitura de Maragogi conquistou, de forma histórica, o Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025, na categoria Governança, consolidando…