DESTINOS

Machu Picchu reabre após três semanas de paralisação

Machu Picchu reabriu na quarta-feira depois de ficar fechado por três semanas em meio a protestos antigovernamentais, anunciou o Ministério da Cultura do Peru.

A decisão foi tomada entre acordos entre autoridades, grupos sociais e a indústria do turismo local para garantir a segurança do atrativo turístico e dos serviços de transporte.

Protestos pedindo a renúncia da presidente Dina Boluarte e membros do Congresso do Peru abalaram a região, incluindo Cusco, por mais de dois meses. As manifestações causaram o bloqueio dos trilhos do trem que levam a Machu Picchu.

Os protestos deixaram 60 mortos: 48 civis mortos em confrontos com as forças de segurança, 11 civis mortos em acidentes de trânsito relacionados com bloqueios de estradas e um polícia que morreu dentro de uma viatura incendiada, segundo dados da Ouvidoria Escritório.

O fechamento de Machu Picchu em 21 de janeiro forçou o governo a transportar mais de 400 turistas de Machu Picchu para a cidade de Cusco de helicóptero.

Artigos relacionados
DESTINOS

Maranhão combina patrimônio histórico e belezas naturais únicas no Nordeste

O Maranhão se destaca no cenário turístico nacional por oferecer uma das combinações mais ricas do Brasil: a diversidade cultural…
DESTINOS

Compra de bilhetes aéreos para o Carnaval de SP cresce 11% em 2026, em relação ao mesmo período de 2025

Figurando entre os principais carnavais do mundo, a folia paulista está atraindo a atenção de turistas internacionais de todo o…
DESTINOSEVENTOS

Turismo Itaipu proporciona experiência de Carnaval com pôr do sol, show de samba ao vivo e gastronomia no Mirante do Vertedouro

Como parte da programação de Carnaval, o Turismo Itaipu promove nos dias 15 e 16 de fevereiro o Itaipu Sunset, uma experiência que combina música, gastronomia e contemplação do pôr do sol…