Esse pequeno paraíso do Nordeste é um gigante com lugares que vão ficar para sempre na sua memória e em suas melhores fotos.
Seja pela cor verde esmeralda do mar, pelo encontro da água salgada com a doce, por suas dezessete lagoas, pela imponência dos Cânions do São Francisco ou pela exuberância de suas falésias, Alagoas é internacionalmente conhecida e reconhecida por suas belezas naturais.
O que nem todo mundo sabe é que as terras alagoanas oferecem um mundo de experiências para vivenciar e compartilhar. Do Sertão ao Litoral, o que não faltam são opções para quem quer diversão, aventura, tranquilidade, gastronomia, cultura e história.
As praias alagoanas te convidam a conhecer o que a natureza tem de mais belo. São 25 km de litoral, com piscinas naturais por toda a Costa, principalmente na região Norte do estado. As águas mornas carregam em seu leito uma diversidade de cores e tons que, com a maré baixa, impressionam ainda mais a cada mergulho, a cada olhar.
Já o sol se faz constante durante quase todo o ano, o calor vai além da estação de verão.
A sensação térmica também vem da recepção do povo, que abre as portas para quem chega, revelando a identidade alagoana que está presente na arquitetura rica em detalhes, na cultura, no folclore, nas mãos talentosas dos artesãos e dos chefes de cozinha, muitos destes reconhecidos nacionalmente não só pela cozinha regional, rica em produtos da terra como tapioca, sururu e coco, além da culinária internacional.
Outro atrativo são as belíssimas cidades que contam a história do país, como o berço da República Brasileira, Marechal Deodoro, e as belas Penedo e Piranhas, às margens do Rio São Francisco, considerado uma das riquezas nacionais. Já no interior do estado, destaca-se a beleza do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, terra de Zumbi e Dandara, símbolos da resistência, luta e liberdade do povo negro e quilombola, que de tão singular tornou-se patrimônio cultural do Mercosul.

Maceió, a capital dona da orla urbana mais bonita do Brasil.
Maceió é uma cidade privilegiada, ideal para o visitante desfrutar de dias de lazer e descanso. Por muitos, é conhecida como uma cidade-resort por ter a orla urbana mais bonita do país. Com mar verde cristalino, águas transparentes e areia branca, as praias de Ponta Verde, Pajuçara e Jatiúca, formam a parte central do litoral maceioense, rico em beleza e inúmeros atrativos.
Nas praias de Ponta Verde e Pajuçara, uma das melhores experiências é o passeio às piscinas naturais, onde é possível também praticar stand up paddle, windsurf, mergulho e caiaque. Já na praia de Jatiúca, a prática de surf é muito comum.
A orla de Maceió oferece ao turista uma enorme variedade de hotéis, pousadas e restaurantes que oferecem uma gastronomia de alto padrão. Além disso, é possível fazer um passeio de bicicleta ou caminhar pelo calçadão.
Já no bairro do Pontal da Barra, no litoral Sul de Maceió, o turista pode encontrar peças como roupas, jogos americanos e caminhos de mesa, que levam em sua composição o filé, renda feita na região, além de oferecer outros artigos de artesanato que utilizam o ponto cruz, trançados de fibra e de palha, e arte em madeira.
Ao Norte da capital alagoana, as praias também têm um charme especial. Sereia, R Riacho Doce e Ipioca são as mais famosas. A última é a porta de entrada para a APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais e, por conta dos arrecifes, o mar é calmo, de águas mornas e cristalinas. Por sua tranquilidade, ele é ideal para quem pretende fugir das áreas mais agitadas da capital alagoana.
A gastronomia também é fortemente carregada de traços nordestinos e tem grandes exemplos de restaurantes especializados nesses pratos. Os frutos do mar são uma das melhores opções para os turistas, já que em Maceió a oferta deles é grande e uma parcela considerável dos estabelecimentos trabalha com esses ingredientes. Outra sugestão é saborear as deliciosas tapiocas vendidas nas barracas ao longo da orla.
Maragogi, o paraíso ao Norte de Alagoas Distante 130 km de Maceió, a cidade de Maragogi é o segundo principal destino turístico de Alagoas e faz divisa com o estado de Pernambuco. A bem montada infraestrutura turística conta com resorts e hotéis de categoria internacional, pousadas, hotéis-fazenda, restaurantes, centros de artesanato e várias opções de lazer.
Vários cenários compõem os atrativos de Maragogi: vila de pescadores, antigos engenhos, fazendas com rese rvas e trilhas de Mata Atlântica, abundância de coqueirais, praias belíssimas de águas cristalinas, com destaque para as de São Bento, Peroba, Burgalhau, Barra Grande, piscinas naturais (as famosas galés), rios com preservados manguezais e muito mais.
Maragogi possui um dos ecossistemas mais importantes do Brasil, tendo uma diversificada fauna e flora de espécie marinha, que fascinam os apaixonados por mergulhos e outras práticas de esportes aquáticos como stand up paddle, windsurf, caiaque, além de oferecer trilhas pela Mata Atlântica.
A cidade também conta com um rico artesanato, como o da Associação das Mulheres de Fibra, que produz peças usando como matéria prima a fibra da bananeira. A gastronomia é bastante diversificada e tem como itens característicos os bolinhos de goma, mais conhecidos como sequilhos, e biscoitos. Na cidade você encontra excelentes opções de restaurantes de cozinha regional, nacional e até internacional.

Rota Ecológica, um recanto do turismo de charme em Alagoas.
A Rota Ecológica é um dos trechos mais charmosos do litoral alagoano. Composta pelas cidades de Passo de Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, a região é um cenário paradisíaco para as férias perfeitas, com praias tranquilas, enfeitadas por coqueiros a perder de vista, e encantadoras vilas de pescadores.
Cercada pela barreira de corais, a Rota Ecológica está localizada também no litoral Norte de Alagoas e atrai turistas que procuram praias desertas com águas mornas, gastronomia de qualidade, conforto de pousadas rústicas e de charme à beira mar, aliados a um turismo ecologicamente sustentável.
Em Passo de Camaragibe, entre tantos trechos de praias com águas mornas e tons diferentes, vale destacar o da foz do Rio Camaragibe, onde é possível se dividir entre o banho de água doce e salgada. Outro passeio imperdível é a tranquilidade da Praia de
Marceneiro, uma vila de pescadores que ainda resguarda pontos bucólicos sombreados por coqueirais, lugar propício para quem busca diversão e calmaria em meio à natureza.
São Miguel dos Milagres é nacionalmente conhecida pelas grandes festas de réveillon, a ordem por quase todo ano é de tranquilidade e sossego. As casinhas coloridas encantam ao primeiro olhar. Vale destacar a Praia do Toque, que possui diversas opções de pousadas luxuosas. A cidade é bem reservada e possui ótimas referências gastronômicas.
Já Porto de Pedras é uma cidade de charme. O vilarejo banhado pelo rio Tatuamunha é a sede do Projeto Peixe-Boi, que introduz à natureza estes animais nascidos nos criadouros. Considerada por muitos a praia mais bonita da Rota Ecológica e do Brasil, a Praia do Patacho é a última antes do rio Manguaba, praticamente deserta durante o dia inteiro. Quando a maré está baixa, o passeio ideal é ir caminhando até as piscinas naturais mar adentro.
Lagoas, Mares e Rios do Sul de Alagoas
Na chamada região Sul de Alagoas, conhecida por suas lagoas, mares e rios, além da natureza exuberante, a história e a cultura são marcantes no patrimônio histórico, nas tradições populares, na musicalidade, no artesanato e na gastronomia feita de ingredientes extraídos das águas deste lugar rico de variedades.
Vizinha a Maceió, a cidade de Marechal Deodoro, às margens da lagoa Manguaba, tem uma forte carga histórica e belos monumentos.
Possui em seu conjunto arquitetônico e paisagístico, um patrimônio histórico-cultural tombado pelo IPHAN. Na cidade está localizada a famosa Praia do Francês, uma das maiores referências do estado. De água azul, cristalina, tem grande movimentação e uma estrutura diferenciada, o que proporciona ao turista o ambiente ideal para o lazer das férias e dos finais de semana.
A Barra de São Miguel é um badalado balneário de Alagoas, com uma bela praia e uma infraestrutura que oferece grandes hotéis. O local ainda contempla uma vasta riqueza gastronômica e a prática de esportes e atividades náuticas, como passeio de lancha, jet-ski, stand up paddle e canoagem.
Já a Praia do Gunga, no município de Roteiro, é conhecida internacionalmente por ser uma das praias mais bonitas do Brasil. Uma ponta de areia branca, repleta de coqueiros, avança mar adentro e une as águas do Oceano Atlântico com o rio São Miguel. Lugar de extrema beleza apropriado para o lazer e a prática de modalidades náuticas. Do mirante se tem uma bela visão tanto da praia do Gunga quanto das praias da Barra de São Miguel com seus recifes de corais.








