A Prefeitura lançou, esta semana o programa Vale Letra: Ler e Escrever Valem Muito, cujo objetivo é não apenas assistir quase 2,4 mil analfabetos absolutos maiores de 15 anos de idade com uma bolsa de R$ 120 para estimulá-los a entrar na escola, mas também promover a inclusão social dessas pessoas, que terão suas vidas transformadas por meio da educação. Para preencher, inicialmente, mil vagas no programa, a Prefeitura montou uma verdadeira força-tarefa, com direito a oito pontos de matrícula espalhados por toda a cidade. Quem já está inscrito em programas como o Bolsa Viva Bem Pilar – por meio do qual a Prefeitura transfere R $130 mensais para mais de 4,2 mil famílias em situação de vulnerabilidade social – também tem direito à bolsa para aprender a ler e escrever. A expectativa é de que em fevereiro do próximo ano todos os primeiros mil alunos já consigam trocar o atual RG por um novo documento. Outras mil vagas serão ofertadas em 2024. Em Pilar, segundo a Secretaria de Educação do município, 2.322 pessoas são analfabetas – a maioria delas idosas – devem ser contempladas até o ano que vem. Isso equivale a 8,4% do total de 27.351 habitantes com 15 anos ou mais de idade. Renato Filho destacou que o Município montará salas de aula onde for necessário, nem que haja apenas um aluno, para levar a alfabetização para todos.
Pilar
Atualmente, a taxa de analfabetismo em Pilar é inferior à média registrada na região Nordeste (13,8%) e, principalmente, em Alagoas (17,1%). Porém, esse percentual já foi bem maior, chegando a atingir 24,5%, conforme o último censo do IBGE, realizado em 2010. Esta evolução se deve, entre outras razões, ao investimento na modalidade Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), que saltou de 693 alunos matriculados, em 2017, para 1.416 em 2022.
Fátima Resende
O lançamento do programa, no Centro Cultural Mestra Bida, na Chã do Pilar, reuniu profissionais da Educação, vereadores e secretários municipais. A chefe de gabinete do Pilar, Fátima Rezende, convocou a população para ajudar na luta contra o analfabetismo. “Hoje é um dia de muita felicidade para todos nós. Temos uma gestão que cuida das pessoas, e isso nos deixa ainda mais confiantes de que podemos continuar mudando, para melhor, a vida da população”, disse a secretária.
Águas do Sertão
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e a empresa Águas do Sertão assinaram um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que beneficia as captações de água operadas pela Companhia para abastecer 31 cidades do Agreste, Bacia Leiteira, Sertão e região Serrana.
Captura de água
Com a assinatura do TAC, a Casal, com apoio da Águas do Sertão, garante mais segurança hídrica na operação das captações de água bruta e também regulariza o tempo adequado para fazer investimentos. Conforme o presidente da Companhia, Luiz Neto, são investimentos tanto do ponto de vista ambiental como operacional dos sistemas, o que dará mais segurança hídrica para a população.
Maceió/assaltos
Moradores dos bairros Graciliano Ramos e Village Campestre relatam que a onda de assaltos voltou a ocorrer, fazendo diariamente várias vítimas. Segundo os moradores a Ronda no Bairros não estaria sendo realizada. O mais incrível é que os moradores ligaram para o comando da Ronda e foram informados que só ligasse quando fossem assaltados. Mas como sem o telefone que os bandidos levam?
Coruripe/esporte
Na semana passada, a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), realizou em Maceió, mais uma edição do Fórum de Gestores Municipais do Esporte de Alagoas. No evento, também ocorreu a premiação de projetos inovadores desenvolvidos pelos municípios. E Coruripe foi reconhecida pela inovação com o Projeto Preservando Talentos.
Coruripe/segurança
A secretária de Educação de Coruripe, Cintya Alves se reuniu com representante do Conselho Municipal de Educação, gerência pedagógica da Semed, responsável pelos vigias escolares e a empresa Learning Set, para juntos traçarem um plano de ação com foco em melhorar a segurança nas escolas da rede de ensino.
Providências
No encontro, foram definidos planos e metas que visam fortalecer a segurança de alunos e servidores contra possíveis ameaças de forma preventiva. O plano de ação conta com capacitação dos profissionais envolvidos com a segurança dos alunos nas escolas e no transporte, monitoramento das unidades por câmera, alarmes, fardamento e crachás para identificação dos profissionais.
Penedo
Para aumentar o nível de segurança nas unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o Secretário Luciano Lucena anuncia medidas imediatas que reforçam o controle do acesso às escolas da Prefeitura de Penedo. Outra iniciativa do governo Ronaldo Lopes é a aquisição de sistema de monitoramento eletrônico para as áreas comuns das escolas, espaços utilizados por todas as pessoas de cada comunidade escolar.