Foi publicada nesta quarta-feira, 12 de julho, a Portaria 676/2023. A normativa estabelece as hipóteses em que fica dispensada a prévia anuência da União em casos de alteração a contrato de operação de crédito interno, celebrado entre Município, Estado ou Distrito Federal e instituição financeira credora, com garantia da União. A normativa publicada no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério da Fazenda traz em seus dispositivos as hipóteses sobre a situação de alteração contratual, em que não precisará de prévia autorização junto à União como nos casos de prorrogação de prazos, redução de valores da operação, alterações de contas bancárias, retificação de erro material, dentre outros. os Entes locais que possuem interesse em contratar operação de crédito com aval da União deverão ficar atentos à nova regra. Confira a íntegra da publicação da Portaria 676/2023. Esta normativa é um avanço para que os municípios com reais capacidade de endividamento possam ter acesso a recursos para investir em obras importantes como saneamento básico, construção de postos de saúde, pontes de acesso a zona rural. Contudo se dever ter muita atenção que o crédito não seja liberado para obras fúteis e sem necessidade.
Arapiraca/disputa
Em Arapiraca a disputa pela prefeitura em 2024 já tem candidato de oposição e se trata do vereador e ex-presidente da Câmara Thiago ML, que conta com o apoio do MDB e dos senadores Renan Filho e Renan Calheiros. Thiago saiu da presidência da Câmara, mas vai contar com a força da máquina estatal para enfrentar o prefeito Luciano Barbosa.
Arapiraca/Nezinho
Quem volta ao imprensado político é o deputado Ricardo Nezinho, que é aliado de Luciano Barbosa para prefeito, mas também está na base de apoio político do Governo Paulo Dantas na Assembleia. A vice-prefeita de Luciano Barbosa é irmão de Nezinho, que hoje torce por um entendimento entre o prefeito e os caciques do MDB.
Senado
A disputa pelas duas vagas para o Senado Federal em 2026 parece longe, mas já agita dos bastidores. Pesquisas estão sendo rodadas e o incrível é que aponta para mudanças. Os entrevistados desejam mudar e para isso buscam nomes novos. A eleição para o Senado em Alagoas tem demonstrando independência do eleitor, não seguindo as ordens dos caciques políticos.
Senado/nomes
Alguns nomes super novos estão sendo sondados nas pesquisas, e o interessante é que nomes de comunicadores e até de influencer digitais (jornalistas e radialistas) surgiram como alternativas para mudanças. O perfil é de profissionais que conhecem bem Alagoas e seus problemas.
Penedo/salários
O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes oficializou o aumento no salário base de todo pessoal efetivo da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O gestor que também está reativando o Conselho Municipal de Segurança. Os mais recentes avanços para a população penedense foram aprovados pelos vereadores.
Penedo/Câmara
A harmonia entre os Poderes Executivo e Legislativo é fundamental para o desenvolvimento do município, como tem sido desde o início da administração Ronaldo Lopes/João Lucas, governo responsável por efetivar o maior reajuste para servidores na história da Semed.
Penedo/percentual
Em 2022, o aumento salarial para todas as categorias da Educação da Prefeitura de Penedo foi de 20%, índice bem acima dos 7,6% repassados em 2017, o maior percentual oferecido antes de Ronaldo Lopes assumir a gestão do município. Os servidores efetivos irão receber mais 12% de reajuste salarial, com efeito retroativo ao mês de junho. Somando os dois anos, Ronaldo Lopes já aumentou o salário do pessoal da Educação em 32%.
Mel do Sertão
Acontece amanhã um videoconferência entre os prefeitos de Piranhas, Tiago Freitas, Zé da Emater de Olho d’água do Casado e Ziane Costa com um empresário interessado em exportar o mel produzido na região da caatinga. A reunião será definir a certificação do mel como orgânico de alto padrão natural.
Cânions
Está previsto para ocorrer no dia 27 de julho, em Delmiro Gouveia uma reunião com a operadora Azul Viagens e a companhia aérea azul. Na pauta o fortalecimento dos voos regionais Recife/Paulo Afonso e Salvador/Paulo Afonso. A reunião é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Turismo (Setur), que tem a frente a secretária Bárbara Braga. A região dos Cânions do São Francisco é nova fronteira do turismo em Alagoas.