Cultura, gastronomia, arquitetura, ecologia, muito sol e praia. Ontem, 31, cinco jornalistas latinoamericanos – dois argentinos, um chileno e dois paraguaios – encerraram um roteiro de reconhecimento de parte dos destinos turísticos de Salvador e Morro de São Paulo. A atividade começou na terça-feira (25) e foi realizada em parceria com o Sebrae, com o objetivo de consolidar o destinos brasileiros nestes mercados. A emissão de carbono desta press trip, do deslocamento aéreo e terrestre dos convidados à energia elétrica nos hotéis, será totalmente compensada.
Para estes roteiros foram convidados jornalistas especializados no setor de turismo que atuam nos veículos argentinos Jornal Comercio ey Justicia e revista Weekend; na Revista Enfoque, do Chile e da Rádio e TV Ñanduti, do Paraguai. Em Morro de São Paulo, o roteiro prevê que, além de saborear a comida baiana e aproveitar o visual praiano, o grupo irá visitar a comunidade Quilombola de Galeão, como parte da promoção do afroturismo da Bahia.
Já na capital soteropolitana, os jornalistas visitaram, entre outros pontos, o Centro Histórico de Salvador, os museus do Carnaval e da Música, o Memorial de Santa Dulce e a Pedra de Xangô. Os profissionais de comunicação também conheceram restaurantes da tradicional comida típica baiana e fazer um passeio de escuna na Ilha dos Frades.
No cenário turístico, o Brasil é bastante procurado por visitantes da América Latina. Os argentinos, por exemplo, são os que mais visitam o país. Nos cinco primeiros meses de 2023 foram 1,232 milhão de turistas argentinos (41% do total) em terras brasileiras. No mesmo período, nos visitaram 197 mil chilenos (7% do total).



