Com foco na promoção da cultura da região sul de Alagoas, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), apoiou a primeira edição da Feira de Intercâmbio Cultural Sul Alagoano (Feicusal). O evento é uma realização da Associação dos Artesãos de Penedo e Regiões de Alagoas (Artpen), em parceria com a prefeitura de Penedo, e ocorreu nos dias 4, 5 e 6 de agosto.
Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, valorizar a cultura de Alagoas é um compromisso do governo estadual. “Cada vez mais estamos comprometidos com o desenvolvimento cultural e econômico do nosso estado. É de extrema importância fomentar projetos culturais como esse, que movimentam a economia do Estado, geram emprego e renda para a população”, disse a gestora.
Para a secretária Municipal de Cultura, Lazer e Juventude de Penedo, Teresa Machado, é de grande importância para Penedo sediar esse evento que reúne artesãos da região sul de Alagoas. “É uma oportunidade de fomentarmos o trabalho dos nossos fazedores de cultura e difundir o artesanato Penedense, pois ele é rico em forma, cores, e carrega uma identidade cultural muito representativa para os ribeirinhos. Além disso, esse é um momento de muito aprendizado e troca de experiências entre as pessoas. Tenho certeza que esse evento será um sucesso.”, destacou Teresa.
Foram três dias de imersão na cultura de Penedo onde o público poderá conhecer mais da beleza do artesanato penedense, da gastronomia através dos doces, dos pratos típicos e das bebidas artesanais como licores, cachaças e kombuchas. Além de prestigiarem as apresentações musicais dos artistas nativos da terra, o público poderá trocar informações nas rodas de conversas e nas oficinas de artesanato.
Com uma programação vasta e voltada para o cenário da cultura alagoana, o encontro aconteceu no estacionamento da Prainha Nova, localizado na orla fluvial da cidade, e contou com feira de artesanato, espaço kids, praça de alimentação, feira de agricultura familiar, espaço para oficinas e apresentações culturais.
*Com informações da Agência Alagoas



