O IPHAN conclui Projeto de Gestão de Sítios no Complexo Arqueológico Nova Esperança, município de Olho d’Água do Casado/AL, com a entrega de equipamentos de apoio, onde foram investidos R$986.846,88.
O projeto, realizado em colaboração com a comunidade adjacente, vem sendo implementado pelo IPHAN/AL desde janeiro de 2020 e teve como objetivo conciliar o turismo, educação patrimonial, conservação e identificação de sítios arqueológicos, equipamentos de infraestrutura, associado a ações de desenvolvimento sustentável através do fomento da economia criativa.
O Complexo Arqueológico Nova Esperança, está localizado na região do sertão alagoano, às margens do Rio São Francisco, e possui um vasto patrimônio arqueológico. Atualmente encontram-se cadastrados na poligonal do complexo 47 sítios, sendo a maioria de registro rupestre.
A cerimônia de entrega do receptivo do IPHAN, na Comunidade do Nova, contará com a presença do presidente do Iphan, Leandro Grass; do superintendente do Iphan-AL, Maicon Marcante; da Diretora do Centro Nacional de Arqueologia Jeanne Crespo; do Prefeito de Olho d’Água do Casado, José dos Santos e de autoridades políticas convidadas.