Notícias

Dia da Visibilidade Lésbica: cartilha promove turismo sem preconceito

Foi celebrado, ontem, 29, o Dia da Visibilidade Lésbica, uma data que marca a importância da luta contra o preconceito em prol da igualdade de gênero. Em um país diverso e plural como o Brasil, é fundamental garantir que todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, se sintam bem-vindas e respeitadas no setor do turismo.

Pensando nisso, o Ministério do Turismo (MTur) atualizou a cartilha “Dicas de como atender bem turistas LGBTQIA+”, que oferece orientações precisas para tornar o seu negócio mais acolhedor e respeitoso com todas as pessoas, incluindo a comunidade LGBTQIA+. Veja algumas dicas abaixo:

Antes de começar, lembrem-se que o bom senso é sempre importante. Por isso, mostrar respeito é fundamental em todas as relações pessoais, não alterando o tom de voz e/ou não dando preferência para outras pessoas.

Atenção as referências comumente utilizadas pela sociedade sobre pessoas LGBQIA+. Ao se comunicar com uma pessoa, utilize pronomes de tratamento como: senhora e ou como a pessoa preferir ser chamada. Isso inclui ainda, não fazer comentários ou piadas preconceituosas. Não ria, aponte ou faça qualquer tipo de ação que demonstre preconceito.

Se o turismo é para todos, as promoções também serão. Caso o seu estabelecimento realize promoções especiais para casais heterosexuais, garanta que sua promoção chegue a todos, incluindo casais homoafestivos. Datas especiais, como o Dia dos Namorados são comuns para esse tipo de benefício e devem ser um direito garantido de todos celebrarem.

Vale lembrar que pessoas LGBQIA+ não escolhem ser assim, por isso, jamais utilize as palavras “opção”, “escolha” ou “preferência sexual”. Assim como homossexualismo, termo relacionado a doenças, utilize “homossexualidade”, transexualidade e “bissexualidade” para demonstrar que já sabe que são alternativas saudáveis da sexualidade.

Além de dicas, a cartilha também fala sobre conceitos básicos da comunidade LGBTQIA+, explicando os termos utilizados e o significado da sigla; o significado de identidade de gênero, orientação sexual e muito mais. Essas e outras dicas podem ser acessadas clicando AQUI. Não perca tempo e promova um turismo acolhedor e com respeito para todos.

Relembrando a importância de promover o respeito e combater a lesbofobia, o Dia da Visibilidade Lésbica (29/08) também celebra todas as formas de amor. A data teve origem em 1996, no Rio de Janeiro, quando ocorreu o 1º seminário de Mulheres Lésbicas.

Violações

Apenas durante os meses de janeiro a agosto de 2023, o Brasil registrou 5.036 violações contra pessoas lésbicas no Brasil. Dado fornecido pelo Painel de Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), mostra que as 867 denúncias ao disque 100 correspondem a 24% dos delitos cometidos contra a comunidade.

Presenciou um caso de violação dos direitos contra a população LGBTQIA+? Disque 100 ou acesse o Painel de Dados do Disque 100. As denúncias também podem ser feitas pelo WhatsApp (61) 99611-0100, pelo site da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos e/ou pelo Telegram.

Artigos relacionados
Notícias

MPor promove 1º Fórum de Transição Energética na Aviação Civil

A1ª sessão plenária do Fórum de Transição Energética na Aviação Civil (Fotea) realizada na sede do Ministério de Portos e…
Notícias

Oferta de assentos cresce 12% na alta temporada de verão

As companhias aéreas ABAETÉ, AZUL, GOL, LATAM e VOEPASS estão disponibilizando 29,8 milhões de assentos para voos domésticos e internacionais…
Notícias

Turismo deve movimentar maior valor dos últimos dez anos na alta temporada, totalizando R$ 157 bilhões

Atividades ligadas ao turismo brasileiro deverão faturar R$ 157,74 bilhões entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, período considerado…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :