A Reserva Tswalu Kalahari , que se estende por 282.000 acres no sul do deserto de Kalahari, na África do Sul, inaugurou Loapi, um novo acampamento de tendas. Localizado na maior área privada protegida da África do Sul, o acampamento é altamente incomum porque os hóspedes não compartilham nenhum espaço comum. Em vez disso, há seis casas de safári privadas, cada uma delas um retiro de uso exclusivo ou um microcampo administrado de forma independente.
As seis casas ocupam mais de 3.200 pés quadrados e mais de 4.600 pés quadrados, respectivamente, e são para aqueles que desejam total privacidade no safári. Os micro-acampamentos estão separados por pelo menos 300 pés para garantir privacidade e solidão, e cada casa vem com uma equipe privada que inclui um homathi (mordomo) e chef, um veículo particular e seu próprio guia e rastreador.
Com vistas amplas sobre as savanas áridas, cada uma das seis casas que compõem Loapi (quatro de um quarto e duas de dois quartos) têm como pano de fundo as montanhas Korannaberg. Cada casa pode acomodar de dois a quatro hóspedes para a melhor experiência privada e despreocupada na natureza. Na língua local, Setswana, Loapi significa “o espaço abaixo das nuvens”, e o design de pegada leve fala de estar suspenso entre a terra e o céu.
“A filosofia de design abrangente era que o novo acampamento precisava ter o menor impacto possível, para refletir o compromisso contínuo de Tswalu com a sustentabilidade e a visão dos proprietários de regeneração do meio ambiente”, disse Sally Tsiliyiannis, da GAPP Architects. O design modular, combinando lona, aço e vidro, foi em grande parte fabricado fora do local para minimizar o impacto ambiental e proteger os icônicos pastores. “A principal intenção do projeto era que, caso fosse necessário, fosse possível desmontar a estrutura construída e transportá-la, deixando o ambiente exatamente como foi encontrado”.
Todos os confortos de casa
As casas são projetadas como modernos pavilhões de vidro e aço com um esquema de cores em tons naturais. As áreas de estar e jantar em plano aberto, juntamente com a cozinha totalmente equipada, despensa e bar, servem como centro de cada casa. Cada residência também inclui decks sombreados com sofás-cama, piscina de imersão com baixo consumo de água e fogueira. Os quartos, concebidos como retiros em forma de tenda, permitem aos hóspedes conectar-se com o ambiente natural, garantindo ao mesmo tempo conforto e isolamento contra as temperaturas extremas do Kalahari.
Estas casas também incorporam características de design sustentável, como grandes saliências para sombra, reduzindo a necessidade de uso excessivo de energia. Além disso, o projeto inclui elementos ecologicamente corretos, como energia solar, tecnologia de reciclagem de água, ar condicionado com eficiência energética e bombas de piscina movidas a energia solar.



