Cerimônia realizada no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), deu a largada à 65ª edição do Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), um dos maiores eventos da hotelaria nacional. Organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), o encontro reúne as principais lideranças do setor, gestores públicos, parlamentares e profissionais de hospitalidade e turismo para dois dias de debates com vistas a melhorias no ambiente de negócios do segmento.
O Congresso integra a programação da Equipotel, também iniciada nesta terça-feira no Expo Center Norte. Celebrando 60 anos, a feira, realizada de 19 a 22 de setembro, apresenta as principais novidades em equipamentos para o mercado de hospitalidade.
Com o tema “Fomentando ideias, concretizando boas ações”, o Conotel tem na agenda palestras sobre os novos cenários do turismo, perspectivas e impactos da economia brasileira no setor e marketing aplicado à hotelaria, entre outros.
O presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, enalteceu a importância do Conotel e elogiou a atuação do ministro Celso Sabino. “Trata-se de uma oportunidade de juntarmos capital institucional e político na maior feira do setor na América latina. Não tenho dúvida de que o ministro Celso Sabino, com sua trajetória de homem público, saberá colocar o turismo a serviço do desenvolvimento do Brasil”, comentou Linhares.
Segundo um estudo da HotelInvest, empresa de assessoria para investimentos hoteleiros, o setor registrou um alta de 4,9% na sua ocupação ao longo do 1° semestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022.
O levantamento, que analisou o desempenho de 204 hotéis e 35 mil unidades habitacionais em 10 capitais brasileiras, também apontou um aumento de 28,5% na diária média praticada no ramo.