Unindo pessoas de diferentes cidades e origens, o turismo é responsável por contribuir com a riqueza cultural e econômica do Brasil. O universo do turismo é diverso e no Dia Mundial do Turismo (27/09), o Ministério do Turismo celebra essa data relembrando a importância de promover essa atividade de forma sustentável, com verdadeiras experiências, e recordando alguns dos tipos de turistas que recheiam o país de alegria.
Você sabe qual tipo de turista é? Listamos alguns perfis que você pode se identificar!
COMPRADOR – Ele gosta de levar consigo um pedacinho de cada lugar e para esse turista, a viagem só termina depois de comprar aquela lembrancinha. As lojas de souvenirs são os verdadeiros pontos turísticos e tudo que importa é apoiar os pequenos negócios locais e artesãos.
O comprador tem uma história para contar em cada lembrancinha, que possui um lugar especial no seu coração e, principalmente, na sua casa.
FOTÓGRAFO – Esse tipo de turista é fácil de identificar, afinal está sempre com uma câmera nas mãos, registrando todos os momentos.
Os fotógrafos, estão preocupados em documentar cada detalhe da viagem, desde paisagens deslumbrantes até pequenos traços culturais.
E, não está errado, afinal, o Brasil tem belezas diversas e incríveis, como: as Cataratas do Iguaçu (PR), o Vale da Lua (GO), a Floresta Amazônica (AM), a Gruta da Lagoa Azul (MS), o Parque Estadual do Jalapão (TO), as piscinas naturais de Maragogi (AL), a Baía do Sancho (PE) e muito mais.
É um turista fotografo? O seu lugar perfeito existe. O portal do MTur Destinos no Flickr guarda lindas paisagens, sertões, cerrado, pantanal e muito mais. Além disso, o acesso é super fácil, basta entrar: https://www.flickr.com/photos/mturdestinos/ e conferir alguns registros inesquecíveis do país.
AVENTUREIRO – Sempre em busca de trilhas desafiadoras, acampamentos em locais isolados e atividades ao ar livre que os coloquem em contato direto com a natureza, os aventureiros querem adrenalina e emoção.
Isso é o que não falta no Brasil que é recheado de esportes radicais pelo ecoturismo, como: Bungee Jumping, Parapente, Rafting, Escalada, Slackline, Rapel, Canoagem e muito mais.
OUTROS TIPOS – Festivais de música, concertos, shows, pelas de teatro ou até competições esportivas, o turista “tieti” viaja pelo Brasil inteiro para ver de pertinho aquele artista que faz ferver seu coração. De Norte a Sul do país, o que não faltam é opção cultural para vivenciar.
Não podemos esquecer daqueles que buscam viagens de experiência culinária, ou da tranquilidade das praias cristalinas, ou até agitação dos mares de surfistas. Os turistas gastronômicos exploram o país “inteirinho” em busca de sabores autênticos e da diversidade local de cada comunidade.
Eles visitam restaurantes tradicionais e vão até uma pequena cidade participar de aulas de culinária e explorar mercados de alimentos. Seja do tucupi com tacacá da região amazônica, ou do pão de queijo com goiabada em minas, o que não falta é comida nessa “brazilzão”.
Ao contrário dos aventureiros, os praianos adoram a tranquilidade e buscam destinos à beira-mar para relaxar, tomar sol e mergulhar nas águas refrescantes. Para eles, a praia é um refúgio de tranquilidade, onde podem recarregar as energias e apreciar a beleza natural à sua volta.
DIA MUNDIAL DO TURISMO – Estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), a data marca a importância de promover o turismo de culturas, que é responsável pela geração de emprego e renda e desenvolvimento econômico de muitas cidades.
A data homenageia esse setor que contribui para a economia e proporciona experiências únicas a população.
DIA NACIONAL DO TURISMÓLOGO – Profissionais e especialistas que trabalham incansavelmente para criar experiências inesquecíveis para os turistas são também homenageados no Dia Nacional do turismólogo.
Eles desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de destinos turísticos, na promoção da cultura local e na gestão de recursos naturais, garantindo que as futuras gerações também possam desfrutar desses locais incríveis.