Notícias

Transporte aéreo segue com variação positiva em relação a 2022

Indicadores do transporte aéreo apresentaram uma variação positiva em setembro de 2023 quando comparados com o mesmo mês de 2022. Dados apurados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e disponibilizados no Painel de Demanda e Oferta, apontam que a demanda doméstica de passageiros, medida por passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), teve aumento de 5,1%, e a oferta, aferida por assentos-quilômetros ofertados (ASK), cresceu 3,8%.

No entanto, em relação a setembro de 2019, o transporte aéreo de passageiros brasileiro teve uma leve retracão nos indicadores, quando comparados com o período pré-pandemia. A demanda, medida em RPK, e a oferta por voos, aferida em ASK, no mercado doméstico tiveram uma pequena redução de 0,6% quando comparados com o período pré-pandemia. Em setembro de 2023, foram transportados 7,6 milhões de passageiros, tendo atingido 97,1% dos níveis observados em setembro de 2019.

Mercado Internacional

No caso da demanda internacional (RPK), a retracão foi de 2,9%, se comparado com setembro de 2019. Já a oferta (ASK) teve uma redução de 4,6% no mesmo período. Na comparação com setembro de 2022, foi registrada alta na demanda de 24,6% e 24,3%, respectivamente.

Em termos de passageiros, foram transportados 1,8 milhão de passageiros em setembro de 2023, 97,4% do observado no mesmo mês de 2019.

O volume de carga transportada no mercado internacional atingiu 62,9 mil toneladas, número 11,7% maior do que o registrado em setembro de 2019.


Comparação dos resultados

Os resultados do mercado do transporte aéreo brasileiro estão comparados com o ano de 2019, ano pré -pandemia de covid-19, para retratar a realidade do transporte aéreo antes das restrições de mobilidade da população.

Os dados monitorados pela ANAC continuarão a ser apresentados nessa base de comparação até o final de 2023.

Artigos relacionados
Notícias

Governo britânico estuda novo aumento de 25% na taxa da ETA

O sistema eletrônico de autorização de entrada pré-viagem, introduzido pela primeira vez em 2023, é atualmente obrigatório para viajantes de…
Notícias

Saúde, educação e desemprego são os principais problemas nos países de língua portuguesa, aponta o primeiro Barómetro da Lusofonia

Felipe Eduardo Varela – https://www.publico.pt/ Saúde (53%), educação (43%) e desemprego (34%) concentram os principais problemas dos países de língua…
HOTELARIANotícias

Grupo Vila Galé inicia obras em Coruripe e anuncia faturamento de R$ 807 milhões em 2025.

EXCLUSIVO Mozart Luna O diretor presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, anunciou o início das obras de…