Sem categoria

Hip Hop brasileiro vai entrar na estratégia de promoção do afroturismo

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu representantes do movimento Hip Hop de todo país, em Brasília. Grafiteiros, educadores sociais, rappers e produtores culturais do DF vieram debater sobre estratégias para inclusão do Hip Hop na promoção do Brasil no exterior. No ano em que este movimento cultural completa 50 anos, a Embratur comprometeu-se em incorporar algumas de suas manifestações, como o grafite, a música e a dança, em suas ações de divulgação dos destinos e atrativos do afroturismo brasileiro no exterior.  

“Queremos trazer o movimento para dentro da Embratur por meio da Coordenação de Afroturismo, valorizando o Hip Hop como identidade e inclusão de um povo, como cultura, como diversidade, como direitos e também como geração de emprego e renda. Estou nessa luta e acredito que podemos potencializar esse movimento fora do país, trazer turistas estrangeiros para conhecer o Hip Hop brasileiro”, reforçou. 

Enquanto deputado estadual no Rio de Janeiro, Freixo colaborou na autoria da lei que torna o Hip Hop patrimônio cultural imaterial do estado, em 2018. No ano em que o ritmo completa 50 anos, a Agência pretende aproximar o Hip Hop do Afroturismo – pauta prioritária da Embratur. 

Na reunião de ontem, Freixo propôs a criação de um  grupo de trabalho entre a coordenação de Afroturismo e os representantes do Hip Hop local para traçar estratégias que incluam o ritmo na promoção dos destinos brasileiros fora do país. 

O facilitador da construção nacional da cultura Hip Hop, Rafael Rafuagi, acredita que a parceria com a Agência é importante para os artistas, os produtores e as comunidades de periferia que se organizaram através do movimento cultural.

“ É muito importante potencializar o Hip Hop não só como ritmo, mas como um espaço de diálogo, de acolhimento, de inclusão e sobretudo de empoderamento dessas comunidades. É dar voz ressignificando espaços periféricos, como a diversidade cultural do Brasil”, pontuou. 

Em julho deste ano, o GDF sancionou a lei que tornou o Hip Hop como Patrimônio Cultural Imaterial do Distrito Federal.

Artigos relacionados
Sem categoria

IGPS realiza ação de saúde em Piranhas. Carreta do amor realiza exames no município. Prefeito eleito de Maragogi (PP) se encontra com Paulo Dantas (MDB). Marcos Madeira deve assumir cargo administrativo no Litoral Norte e tocar obra na região.

IGPS em Piranhas O Instituto de Gestão de Políticas Públicas e Sociais (IGPS) realizou a entrega de mais de 100…
Sem categoria

Prefeituras têm saldo financeiro positivo. Mês de outubro fecha com 16% de aumento. Penedo prepara Penedo Luz. Coruripe investe em obras de urbanização.

Prefeituras com muitos recursos O ano está terminando e para os economistas que analisam a situação financeira das prefeituras municipais,…
Sem categoria

TRT/AL recebe prêmio em Brasília. Delmiro dá adeus ao médico Petrúcio Bandeira. MP notifica Prefeitura de Junqueiro pela fala de transparência. Quadriciclos apreendidos em Milagres. Exposição artística no Chalé dos Loureiros em Penedo.

TRT/AL premiado O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) foi agraciado com o Selo Linguagem Simples 2024, concedido…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :