Destaques

Convento de Nossa Senhora da Luz em Arronches dá lugar às artes e turismo

oi inaugurado, sexta-feira, em Arronches, o Convento Nossa Senhora da Luz, depois de obras de requalificação e recuperação no edifício, que custaram 1,7 milhões de euros, com apoio de fundos europeus.

O edifício passou a acolher a Galeria Municipal e o Posto de Turismo, destinando-se sobretudo a “fins culturais”, com exposições permanentes, para que possa ser visitado pela população alentejana e turistas.

A requalificação do convento teve um investimento de cerca de 1,7 milhões de euros, financiado em 85 por cento por fundos europeus, através do Programa Alentejo 2020.

A cerimónia de inauguração das obras foi presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, acompanhada pelo presidente da CCDR Alentejo, António Ceia da Silva, e pelo presidente da Câmara Municipal de Arronches, João Crespo.

Este espaço, segundo o autarca, citado pela imprensa local, depois da extinção da ordem religiosa em Arronches teve vários tipos de utilização, desde habitação, armazém espaço comercial. Entretanto, em 2004, o imóvel foi adquirido pelo município e, em 2019, deu-se início ao projeto de reabilitação e beneficiação do convento, sendo que as obras iniciaram em 2021. “Esta intervenção, que decorreu em três fases, permitiu chegar ao dia de hoje com um espaço renovado e disponível para servir população e quem nos visita”, revelou o presidente.

João Crespo garantiu que esta obra vem “no seguimento do trabalho de regeneração do centro histórico da vila, para o tornar mais apetecível para residir e mais bonito para quem o visita”.

Por sua vez, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), afirmou, segundo a imprensa local, que as obras de reabilitação e beneficiação do Convento de Nossa Senhora da Luz, “são a prova inequívoca de que há boas maneiras de gastar os fundos comunitários”.

Ana Abrunhosa apontou esta obra como “um exemplo e uma referência”, reconhecendo que “era aflitivo ter no coração de Arronches um edifício no estado de degradação em que se encontrava”.

Artigos relacionados
Destaques

Embraer faz primeiro voo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) destacou a realização do primeiro voo da aeronave elétrica de decolagem e pouso…
DestaquesEVENTOS

Brasil recebe grandes eventos e se consolida como um dos principais destinos para turismo de eventos e negócios

Das areias de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), à beira da baía do Guajará, no Pará, o Brasil viveu…
Destaques

Maragogi (AL) vence o Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025

A Prefeitura de Maragogi conquistou, de forma histórica, o Prêmio Francisco Dornelles de Inovação Municipal 2025, na categoria Governança, consolidando…