HOTELARIA

Airbnb é multada por cobrar em dólar americano locações na Austrália

Um tribunal australiano ordenou que o Airbnb pagasse uma multa de 15 milhões de dólares australianos (US$ 10 milhões), e a locadora de acomodações poderia pagar o mesmo valor novamente para compensar os clientes que não sabiam que estavam sendo cobrados em dólar dos EUA em vez de dólares australianos.

A Airbnb admitiu ter feito declarações falsas ou enganosas aos utilizadores australianos entre janeiro de 2018 e agosto de 2021 de que os preços apresentados na sua plataforma para alojamentos australianos eram em dólares australianos, que valem menos do que o dólar. Para cerca de 63 mil clientes, os preços eram em dólares americanos.

O juiz do Tribunal Federal Brendan McElwaine ordenou que o Airbnb pagasse uma multa de AU$ 15 milhões em 30 dias por violação da lei do consumidor australiana, além de AU$ 400.000 em custos de processo.

A Airbnb já havia fornecido ao tribunal um compromisso de que pagaria até AU$ 15 milhões em compensação aos clientes elegíveis.

O Airbnb alterou sua plataforma em 31 de agosto de 2021, para que os preços em dólares americanos fossem claramente indicados pelo uso da abreviatura “USD”.

A gerente regional do Airbnb para Austrália e Nova Zelândia, Susan Wheeldon, disse que garantir que os consumidores possam reservar com confiança é a prioridade da empresa.

“Embora se acredite que apenas uma pequena percentagem de hóspedes australianos tenha sido afetada, estamos desapontados que isso tenha acontecido”, disse Wheeldon num comunicado.

“O Airbnb gostaria de pedir desculpas a esses hóspedes”, acrescentou ela.

Wheeldon disse que a empresa está comprometida com a transparência de preços e que o Airbnb continuará a encontrar maneiras de melhorar os sistemas para que hóspedes e anfitriões possam desfrutar das viagens.

O Airbnb foi processado pela Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores, órgão fiscalizador da legislação do consumidor.

“Os consumidores foram enganados sobre o preço do alojamento, presumindo razoavelmente que o preço se referia a dólares australianos, uma vez que estavam no site australiano da Airbnb, pesquisando alojamento na Austrália e vendo um cifrão”, disse a presidente da comissão, Gina Cass-Gottlieb, num comunicado.

“Aproveitamos este caso para enviar um forte sinal às grandes plataformas digitais como a Airbnb de que devem cumprir a lei australiana do consumidor e não enganar os consumidores”, acrescentou Cass-Gottlieb.

Cerca de 2.000 clientes australianos reclamaram ao Airbnb durante um período de mais de três anos. A Airbnb culpou os clientes por selecionarem os preços em dólares americanos, incluindo os consumidores que não fizeram essa escolha.

A Airbnb está sediada em São Francisco, onde a empresa foi fundada. A sua subsidiária europeia Airbnb Ireland, com sede em Dublin, foi processada pelas autoridades australianas porque opera o site e as aplicações da Airbnb para utilizadores na Austrália.

Artigos relacionados
DestaquesHOTELARIA

Pousada Anttunina, em Maragogi (AL), recebe prêmio de “Melhor Pousada de Praia do Brasil”

O prêmio ‘O Melhor de Viagem e Turismo 2024/2025’, considerado uma das maiores premiações do turismo brasileiro, chega em sua…
HOTELARIA

Booking.com planeja cortar empregos

A Booking Holdings disse em 8 de novembro, após o fechamento do mercado, que está planejando mudanças organizacionais na Booking.com,…
DESTINOSHOTELARIA

Ocupação hoteleira em Alagoas chega a mais de 90% no feriado da Proclamação

A alta temporada ainda nem chegou, mas Alagoas já é o destino escolhido para quem quer curtir sol, mar e…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Enter Captcha Here :