O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços (SETCS) de Portugal, Nuno Fazenda, afirmou que 2023 será “o ano de todos os recordes para o turismo em Portugal”. Na apresentação da nova campanha do Turismo de Portugal – “Visit Portugal. It’s not tourism. It’s futourism”, Nuno Fazenda destacou os números alcançados pelo turismo, em 2023: mais de 30 milhões de hóspedes (+10% que em 2019); 77 milhões de dormidas (+10% face a 2019); e 25 mil milhões de euros em receitas (+37% comparado com 2019).
Nuno Fazenda destacou ainda o “efeito multiplicador” do setor do turismo que, direta ou indiretamente, impacta atividades como a construção, têxtil, agroalimentar, entre outras, realçando que “estamos a falar de uma alteração estrutural no nosso turismo”. Na oportunidade, e destacou que “o turismo tem um papel importante a desempenhar na sociedade, devendo contribuir para garantir que as gerações futuras possam usufruir dos ativos que nos distinguem como destino turístico. Portugal tem como desafio crescer bem, em todo o território, e ao longo de todo o ano, mas de uma forma sustentável, autêntica e genuína, gerando valor para os territórios e para as pessoas”, ressaltou.
Quanto ao futuro e questionado se Portugal poderá, em 2024, crescer, novamente, a duplo dígito, o que faria Portugal antecipar em três anos os objetivos de atingir os 27 mil milhões de euros, Nuno Fazenda não se quis comprometer com valores de crescimento, salientando, contudo, que o turismo crescerá “ainda mais em 2024”.
A base para esta confiança no crescimento está, segundo Nuno Fazenda, as diversas visitas que efetuou às maiores feiras internacionais do turismo e de onde veio com a “certeza” do “sentimento positivo por parte dos empresários e operadores internacionais.



