NEGÓCIOS

Tráfego aéreo global alcança 99% do patamar pré-pandemia em novembro de 2023

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais registrou crescimento de 29,7% em novembro de 2023, em relação ao mesmo mês do ano anterior, informou a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA). Segundo a entidade, com esse resultado o tráfego aéreo global alcança 99,1% do patamar pré-pandemia, em comparação com novembro de 2019.

A oferta, por sua vez, teve alta de 28,6% em novembro do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2022. Assim, a taxa média de ocupação dos aviões foi de 81,8%, um recuo de 0,7 ponto percentual. “Estamos cada vez mais perto de ultrapassar o pico do ano de 2019 para viagens aéreas. Os ventos contrários da economia não estão desanimando as pessoas de subirem aos céus. As viagens internacionais permanecem 5,5% abaixo dos níveis pré-pandemia, mas essa diferença está diminuindo rapidamente. E os mercados internos têm estado continuamente acima dos níveis pré-pandemia desde abril”, afirmou o diretor geral da IATA, Willie Walsh.

Cargas

O transporte aéreo global de cargas registrou crescimento de 8,3% em novembro de 2023, em relação a igual mês do ano anterior. A oferta teve alta de 13,7% na mesma comparação. Com isso, o aproveitamento das aeronaves para essa atividade ficou em 46,7%, uma redução de 2,3 pontos percentuais ante novembro de 2022.

Artigos relacionados
NEGÓCIOS

Frota de aviões comerciais na Europa Ocidental deve crescer 27% até 2035

A frota de aviões comerciais na Europa Ocidental vai crescer 27% até 2035, passando de um crescimento de 5.475 aeronaves…
CIA AÉREASNEGÓCIOS

Delta retira sua previsão para 2025 diante das incertezas da atual guerra comercial

A Delta Air Lines retirou sua previsão para 2025 na quarta-feira, já que a guerra comercial altera as expectativas de…
NEGÓCIOS

Sudene, Embratur e Porto Digital abrem inscrições para programa de inovação com o trade turístico do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo

A Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) e a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), em parceria com…