Os esforços da Carnival Corp. para lançar uma “rede ampla” atraindo turistas que nunca fizeram cruzeiros antes estão dando resultado, disse Josh Weinstein, CEO da empresa. A Carnival Corp., que no mês passado relatou volumes de reservas recordes junto com receitas recordes no primeiro trimestre, viu um aumento de 30% mais clientes novos em cruzeiros em comparação com o primeiro trimestre de 2023, disse Weinstein.
O líder da maior empresa de cruzeiros do mundo atribuiu o crescimento de novos cruzeiros aos gastos com publicidade, ao boca a boca, agora que os navios da empresa voltaram a ter taxas de ocupação elevadas, e à diferença de valor entre os cruzeiros e as férias em terra.
“Os consumidores não são estúpidos. Eles procuram valor e experiências pelas quais vale a pena pagar”, disse Weinstein. “Não se trata de uma demanda reprimida. É realmente lançar uma rede ampla, ter uma ótima experiência [para oferecer] e entregar.”
Além de captar mais novos hóspedes do que nunca, a linha também aumentou sua base de hóspedes recorrentes, que aumentou 9% ano após ano, disse ele.
Os novos cruzeiros são uma espécie de Santo Graal para as empresas de cruzeiros, pois procuram apresentar experiências de cruzeiro a mais viajantes e convertê-los em repetidores. Weinstein disse que quando alguém experimenta uma marca da Carnival Corp., espera-se que navegue com ela a cada três ou quatro anos.
O Grupo Royal Caribbean viu tendências semelhantes. O grupo atraiu um número recorde de novos convidados durante o quarto trimestre de 2023, disse o CEO Jason Liberty aos investidores durante a teleconferência de resultados da empresa em fevereiro . Novos navios, disse ele, como o Icon of the Seas da Royal Caribbean International, lançado em janeiro, ajudam a atrair esses novatos.
“Novos navios não apenas elevam nossa experiência de férias e atraem novos clientes para nossas marcas, mas também proporcionam ventos favoráveis e aumentam a lucratividade geral”, disse ele.
Especificamente na Royal Caribbean International, o burburinho em torno do primeiro navio da classe Icon impulsionou o crescimento tanto de novos cruzeiros quanto de consumidores novos na marca, disse Vicki Freed, vice-presidente sênior de vendas, suporte comercial e serviços.
As particularidades do navio, como o parque aquático e a vizinhança para famílias jovens, são atrativas para esses segmentos, disse ela. O marketing em torno da estreia do navio e do papel do astro do futebol do Miami FC, Lionel Messi, como padrinho do Ícone, também gerou conscientização e demanda, acrescentou ela.
“Não há absolutamente nenhuma dúvida de que [a Icon] está impulsionando novos negócios para a Royal. Todo mundo quer participar”, disse Freed.
A MSC Cruzeiros afirmou que os novos cruzeiros representam um mercado crescente para a marca europeia à medida que esta se expande na América do Norte. Ajudando a atrair estes clientes estão as viagens mais curtas da linha, cruzeiros de três e quatro noites a partir dos seus portos de origem na Florida que visitam a sua ilha privada, disse Koreen McNutt, vice-presidente sénior de vendas da MSC Cruises USA.
Weinstein atribuiu a forte demanda da Carnival Corp. entre cruzeiros novos e recorrentes à compreensão dos consumidores sobre o valor que os cruzeiros oferecem.
Os resorts terrestres, disse ele, muitas vezes têm preços mais elevados, sem oferecer o entretenimento e as refeições que os navios de cruzeiro oferecem. A Carnival Corp. tem investido consistentemente em publicidade para aumentar o reconhecimento dos produtos e experiências que suas marcas oferecem, um impulso adicional para apoiar as reservas, disse ele.
Weinstein disse que outro motivador que impulsiona a demanda é que os navios da empresa estão mais cheios do que costumavam estar, navegando com 102% de ocupação no primeiro trimestre, em comparação com 91% no mesmo período de 2023. Isso significa que mais hóspedes estão divulgando a notícia, disse ele.
“Este é o primeiro ano [desde a pausa da pandemia] que realmente temos capacidade total”, disse Weinstein. “Todos os hóspedes a bordo de nossos navios que depois descem de nossos navios e… vão contar a seus amigos e familiares como isso é incrível e nos ajudam a convencer os recém-chegados a embarcar. E então finalmente estamos de volta a este ponto em que temos tudo de esses canais e todos esses caminhos ao nosso alcance para apoiar o futuro.”
Vários consultores de viagens disseram que seus negócios no primeiro trimestre aumentaram em relação ao ano passado. Para Michael Consoli, proprietário da Michael Consoli & Associates , uma franquia Cruise Planners em Atlanta, os negócios do primeiro trimestre são o dobro do primeiro trimestre de 2023, que ele disse ter sido um ano recorde para ele.
Especificamente, seu novo negócio de cruzeiros cresceu cerca de 20% em relação ao ano passado.
“Acho que está diretamente relacionado à demanda pós-Covid por viagens e ao valor que os cruzeiros oferecem. Os hóspedes estão vendo o que podem conseguir com [o dinheiro], e o valor está definitivamente nos cruzeiros”, disse ele.
Outros disseram que seus negócios também estão mais fortes este ano do que no ano passado, mas não viram o mesmo aumento na clientela de novos cruzeiros e sugeriram que a publicidade de cruzeiros pode levar os novos clientes a reservar diretamente, em vez de através de um agente de viagens.