Destaques

Teatro, Música e Literatura abrem a terceira edição da Festa Literária de Penedo

A Festa Literária de Penedo está com sua terceira edição nas ruas do Centro Histórico. Aberta oficialmente na noite de terça, 09, a FliPenedo 2024 comprova a força da economia criativa na cidade que consolida sua condição de Destino Turístico Inteligente (DTI).

A diversidade de manifestações culturais no evento que homenageia Lêdo Ivo e José Damasceno Lima marcou a solenidade de abertura. No palco do Theatro Sete de Setembro, Lisete Farias e Beatriz Marie colocaram música, teatro e projeção mapeada na performance A História da Escrita. Em seguida, atores e atrizes interagiram com a plateia, passeando com ‘livros iluminados’, ato que antecedeu os discursos de abertura da Festa Literária de Penedo.

“Quando assumimos aqui a prefeitura, nós verificamos que faltava alguma coisa na cultura de Penedo e era justamente um festival da literatura, à altura da cultura de Penedo”, recordou o Prefeito Ronaldo Lopes, gestor também responsável por tornar Penedo Cidade Criativa da Unesco, na categoria Cinema, e Destino Turístico Inteligente (DTI), uma iniciativa do BID realizada em parceria com o Sebrae nacional e o MTur.

O Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa, Jair Galvão, ressalta a economia criativa e o turismo como pilares sólidos para o crescimento econômico do município. “Penedo se apresenta ao Brasil e ao mundo como uma cidade criativa que usa a cultura como base para suas atividades, para a geração de emprego e renda, e é uma alegria relembrar, para quem não sabe, o título de Cidade Criativa do Cinema pela Unesco”, frisou sobre o selo que apenas Penedo e Santos-SP têm no Brasil.

A programação da primeira noite da FliPenedo continuou com uma roda de conversa sobre o jornalista, poeta, romancista, contista, cronista e ensaísta Lêdo Ivo. Pra encerrar, cantora penedense Maxylene Cruz apresentou seu show no palco instalado no Largo São Gonçalo. 

Artigos relacionados
Destaques

Brasil registra aumento na compra de bilhetes aéreos por turistas internacionais para Réveillon, Carnaval e Verão 2026

Ano de recordes para o turismo internacional no Brasil, 2025 chega ao fim com mais de 9 milhões de visitantes…
Destaques

MPor anuncia campanha nos aeroportos contra o feminicídio no Brasil

O Ministério de Portos e Aeroportos iniciou, ontem, 22, a campanha “Assédio Não Decola, Feminicídio Também Não”, nos aeroportos do…
Destaques

Embraer faz primeiro voo de aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) destacou a realização do primeiro voo da aeronave elétrica de decolagem e pouso…