Uma expansão do aeroporto prevista para ser concluída este ano em Nuuk, capital da Groenlândia, está impulsionando novos itinerários de expedição em 2025 para Viking , Silversea e HX , anteriormente conhecidas como Expedições Hurtigruten.
Embora navios de expedição e oceânicos façam escala em Nuuk quase diariamente durante o verão, espera-se que a pista mais longa e o novo terminal do aeroporto sejam inaugurados no final de novembro, proporcionando mais opções de transporte aéreo para a Groenlândia.
A Icelandair disse que oferecerá serviço para Nuuk a partir da capital islandesa, Reykjavik, e a Air Greenland oferecerá serviço a partir de Copenhague, de acordo com dados de horários de voos da Cirium. As autoridades esperam eventualmente oferecer serviços nos EUA também.
O desenvolvimento está ajudando a transformar a cidade na costa oeste da Groenlândia em um ponto de partida estratégico para expedições de ida e volta e de mandíbula aberta, em vez de se originar na vizinha Reykjavik.
A Viking está oferecendo quatro novos cruzeiros saindo de Nuuk no Viking Octantis no próximo ano, variando de 13 a 27 dias e explorando o pólo norte da Groenlândia e do Canadá. Em todas essas viagens, Nuuk servirá como ponto de embarque, desembarque ou ambos.
O Viking’s Into the Northwest Passage é um cruzeiro de 13 dias com quatro partidas do final de julho até o início de setembro, com viagens de ida e volta saindo de Nuuk. Os cruzeiros começam viajando pela costa da Groenlândia até o Círculo Polar Ártico antes de cruzar a Baía de Baffin até o território canadense de Nunavut e explorar Pond Inlet e Beechey Island. O navio então retorna à Groenlândia para uma escala em Sisimiut antes de retornar a Nuuk.
Dois cruzeiros Viking mais longos navegam entre Nuuk e Toronto. Uma versão de 15 dias chamada Canada and Greenland Explorer faz três escalas na Groenlândia, incluindo Ivittuut, antes de navegar para o sul, para a província canadense de Terra Nova e Labrador, a caminho de Toronto. As viagens partirão em 15 de julho de Toronto e 15 de setembro de Nuuk.
Uma viagem de 27 dias pelo Canadá e pela Passagem Noroeste inclui mais escalas na borda oeste da Groenlândia e no Alto Ártico canadense, incluindo Nunavut. O itinerário se sobrepõe ao do Viking’s Canada e do Greenland Explorer, continuando ao norte de Nuuk para conhecer mais da Groenlândia e da Ilha Beechey, do Porto de Dundas e do Cabo Hay, no Canadá. As partidas estão programadas para 15 de julho de Toronto e 3 de setembro de Nuuk.
Um quarto novo itinerário é o mais extenso da Viking saindo de Nuuk. Sobrepondo-se ao itinerário do Canadá e da Passagem do Noroeste, a linha fará um cruzeiro de 87 dias em 3 de setembro para se reposicionar para expedições à Antártica. Depois de fazer escala em Toronto, o navio seguirá para o sul ao longo da costa leste dos EUA e transitará pelo Canal do Panamá para navegar pela costa oeste da América do Sul antes de chegar à Antártida, onde o navio passará quatro dias antes da conclusão do cruzeiro em Ushuaia, Argentina.
HX crescendo em 2025
A HX planeja oferecer sua maior temporada na Groenlândia no próximo ano. A linha navegará em nove itinerários pela Groenlândia, três deles novos cruzeiros pela Grande Groenlândia, que começarão e terminarão em Nuuk.
Os itinerários incluem voos de e para Nuuk para Reykjavik, proporcionando a oportunidade de ver a Islândia e a Groenlândia. Todos os novos itinerários navegarão no Fridtjof Nansen .
Os três novos itinerários – Gigantes de Gelo da Baía de Disko, Terras Míticas do Norte, Extremo Norte até Thule e Bacia de Kane – começam todos da mesma maneira, seguindo para norte a partir de Nuuk ao longo da costa ocidental da Gronelândia. Os cruzeiros incluem visitas ao fiorde de gelo Ilulissat, listado pela Unesco, ao fiorde Uummannaq e às comunidades da Groenlândia Ocidental, incluindo Sisimiut. As rotas diferem com visitas à Baía de Disko, à região de Thule e à Bacia de Kane, dependendo do itinerário. A navegação Icy Giants of Disko Bay será oferecida em junho; os outros dois estão previstos para julho.
HX também navegará em uma expedição ao sul da Groenlândia: In the Wake of Erik the Red. A viagem de 14 dias parte em 13 de junho de navio de Reykjavik até o extremo sul da Groenlândia antes de prosseguir pela costa, incluindo uma escala em Kangiussap Nunaa, e terminar em Nuuk.
A Silversea Cruises também está navegando em uma nova rota tendo Nuuk como principal ponto de interesse. O cruzeiro de 15 dias a bordo do Silver Endeavour parte de Churchill, Manitoba, em 25 de julho e navega pela Baía de Hudson para explorar os territórios do norte do Canadá e a Groenlândia. O navio fará escala em Walrus Island, Marble Island, Cape Dorset e outros portos antes de navegar para Sisimiut e depois para o sul, para Nuuk. A passagem aérea de Montreal para Churchill está incluída.



