O Festival Bumba Meu Boi foi oficialmente incorporado ao calendário de eventos do estado de Alagoas com a sanção, pelo governador Paulo Dantas, do projeto de Lei n° 639/2023, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros. Organizado pela Liga de Bumba Meu Boi, o festival é uma celebração que atrai a população, visitantes de todo o Brasil e do exterior, destacando-se como um dos principais eventos culturais do estado.
A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, disse que esse dia se tornará um marco, não só para o Bumba Meu Boi, mas para todos os movimentos folclóricos e culturais alagoanos.
“Que outras leis surjam, tornando permanente no calendário cultural do estado de Alagoas, o Festival da Quadrilha Junina, do Coco de Roda e Reisados, porque são igualmente ricos e importantes, e nos traduzem. Destaco a importância que as atividades culturais representam para a economia criativa, para a economia como um todo, para a geração de emprego e renda. São milhares e milhares de famílias que durante todos os anos investem seu trabalho, seu suor, seu amor na atividade cultural. E esse trabalho traz retorno social na formação da cidadania, mas, também, traz um retorno econômico muito importante”, enfatizou Melina Freitas.
Festival
Desde 2004, a Liga Bumba Meu Boi realiza o festival, que se tornou um dos principais eventos do calendário cultural alagoano. Com quase 30 grupos participantes, contribui para a geração de empregos e renda, direta e indiretamente, beneficiando, aproximadamente, 4,5 mil alagoanos.
Participaram da solenidade, os secretários Vitor Pereira (Segov), Felipe Cordeiro (Gabinete Civil), Silvio Bulhões (Secti), Aline Rodrigues (Seagri), os deputados Ronaldo Medeiros e Dudu Ronalsa, além dos vereadores por Maceió Teca Nelma e Dr. Valmir, e e o presidente da Liga de Bumba Meu Boi, Alan Victor.