Com o tema “Herança em cada garrafa: Criando experiências autênticas de Enoturismo” será realizada a 8ª Conferência Mundial do Turismo da ONU sobre Enoturismo, que ocorrerá entre os dias 11 e 13 de setembro, em Yerevan, Armênia.
Esta conferência anual representa uma oportunidade única para especialistas de todo o crescente campo do enoturismo trabalharem juntos para encontrar soluções concretas para tornar o turismo um facilitador do caminho em direção a um futuro mais sustentável, inclusivo e resiliente para as comunidades.
Nos últimos anos, a interligação do enoturismo com o patrimônio cultural tem emergido como um forte valor para destinos e empresas de enoturismo. Esta fusão não só celebra as ricas tradições vinícolas, mas também serve como veículo para preservar e revitalizar o patrimônio cultural, os valores comunitários e criar uma ligação mais forte entre vinho, turismo e cultura, observa o Turismo da ONU, organizar da conferência.
O enoturismo oferece uma oportunidade única de mergulhar nas histórias, costumes e rituais profundamente enraizados na história da vinificação, ajudando a promover e salvaguardar as culturas ancestrais, particularmente nas zonas rurais onde as tradições são fundamentais para a atratividade da região, ao mesmo tempo que enriquecem as experiências de enoturismo, indica ainda do Turismo da ONU, lembrando que os destinos vitivinícolas enfrentam o duplo desafio de atrair visitantes e, ao mesmo tempo, preservar o seu patrimônio cultural.