NEGÓCIOS

LATAM Airlines Brasil firma acordo para gerar emprego e renda e anuncia US$2 bilhões em investimentos no país nos próximos dois anos

O grupo LATAM Airlines e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, reuniram-se na segunda-feira (5/8) em Santiago (Chile). Na audiência, a LATAM Airlines Brasil assinou protocolo de intenções com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) do Brasil para qualificar mão de obra e empregá-la sobretudo nas instalações do LATAM MRO de São Carlos (SP), o maior centro de manutenção de aeronaves da América do Sul, com potencial para ser um verdadeiro polo aeroespacial brasileiro. Além disso, o grupo LATAM anunciou que investirá US$2 bilhões no Brasil nos próximos dois anos, com foco em produtos, tecnologias e serviços ao passageiro, e em atividades de manutenção aeronáutica.

Além do presidente Lula, participaram da audiência no Chile Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, Silvio Costa Filho, Ministro dos Portos e Aeroportos do Brasil, Celso Sabino, Ministro do Turismo do Brasil, e Marcelo Freixo, Presidente da Embratur. A companhia aérea foi representada por Roberto Alvo, CEO do Grupo LATAM, Jerome Cadier, CEO da LATAM Airlines Brasil, e Maria Elisa Curcio, Diretora de Assuntos Corporativos, Regulatórios e Sustentabilidade da LATAM Airlines Brasil.

O acordo firmado em Santiago prevê um plano de trabalho técnico conjunto entre LATAM Airlines Brasil e MTE para explorar oportunidades de qualificação e emprego de mão de obra especializada no Brasil nos próximos meses. Atualmente, a LATAM Airlines Brasil emprega 19 mil funcionários no País, sendo 1.800 somente no caso do LATAM MRO de São Carlos (SP), onde atuam profissionais de diversas especializações: mecânica, engenharias, química, confecção e técnicos.


Atualmente, o LATAM MRO de São Carlos (SP) é o maior centro de manutenção e reparos de aeronaves da América do Sul. É responsável pela manutenção de 60% da frota do grupo LATAM. Com 23 anos de atividades, trata-se de um centro de inovação, capacitação de mão de obra, exportação de serviços e referência na indústria aeroespacial brasileira. 

Ao final da audiência no Chile, a LATAM presenteou o presidente Lula com uma blade (palheta do compressor de um motor) de um Boeing 767 da companhia e que por mais de 20 anos cruzou os céus da América do Sul e do mundo, conectando seus povos e culturas.

O grupo LATAM é uma multinacional e o maior grupo aéreo da América Latina, com voos para 148 destinos em 26 países diferentes. Com operações domésticas em cinco países latino-americanos, lidera três mercados nacionais da região: Brasil, Chile e Peru. 

No caso do Brasil, a LATAM Airlines Brasil é a empresa que mais adiciona voos e assentos ao mercado nacional, operando atualmente a maior malha aérea da sua história no País (53 aeroportos nacionais). Na operação internacional, é a companhia que mais conecta o Brasil com o mundo, com voos próprios do País para 90 aeroportos no exterior.

Em 2024, a LATAM Airlines Brasil já adicionou 1 milhão de assentos domésticos no Brasil e ultrapassou a marca de 150 aeronaves em sua frota no País. Ao todo, a companhia prevê para este ano um crescimento de 8% a 10% na sua oferta doméstica de assentos (ASK – Assentos por Quilômetro Disponíveis) no Brasil na comparação com 2023.

Artigos relacionados
AEROPORTOSNEGÓCIOS

Aeroportos da Infraero esperam 275 mil passageiros neste fim de ano

Os dez aeroportos da Rede Infraero com voos comerciais regulares devem registrar 2% a mais de passageiros e voos no…
AEROPORTOSNEGÓCIOS

Galeão (RJ) será leiloado em março

O edital do leilão da venda assistida do Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão (RJ) foi aprovado pela Agência Nacional…
NEGÓCIOS

Turismo supera 1,5 milhão de contratações e impulsiona geração de empregos em 2025

O turismo brasileiro consolidou sua posição como um dos principais motores da economia nacional em 2025. Entre janeiro e outubro,…